SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número16VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da EducaçãoIII Seminário de Educação Inclusiva índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Rev. Lusófona de Educação  n.16 Lisboa  2010

 

II Fórum Ibérico de Museologia da Educação

 

Bento Cavadas

 

Realizou-se, entre 05 e 07 de Fevereiro de 2010, o II Fórum Ibérico de Museologia da Educação, no Auditório Prof. Lima de Carvalho do Instituto Politécnico de Viana de Castelo. Os objectivos do II Fórum foram, entre outros, a análise do contexto legal em que se enquadra a museologia em Portugal e Espanha, a reflexão sobre a relação entre a Museologia e a História da Educação e a análise comparativa do património escolar edificado. Também visou a promoção da apresentação de estudos sobre aspectos da cultura material escolar, tendo sido nesse enquadramento que o investigador Bento Cavadas, do Núcleo de nvestigação Memória das Instituições Educativas e do Pensamento Pedagógico do CeiEF, e Rui Lopes, do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, apresentaram a comunicação ´´Os quadros parietais e os atlas de Zoologia no ensino das ciências``.

Tendo em conta que no século XIX os liceus careciam de materiais pedagógicos para o ensino da Zoologia, da Botânica e da Geologia, antes de os liceus serem apetrechados com colecções de animais, plantas, rochas e minerais, constituindo pequenos museus de História Natural, os docentes socorriam-se de atlas de Zoologia, Botânica e de quadros parietais. Este estudo visou analisar alguns quadros parietais e um atlas de Zoologia, procurando fazer emergir as eventuais utilizações destes materiais didácticos no ensino das ciências do passado e, a partir daí, inferir a sua utilidade enquanto peças de museologia escolar. Aferiu-se que os quadros parietais e os atlas de Zoologia foram instrumentos pedagógicos fundamentais nas aulas de ciências, assumindo a função de substituição dos especímenes naturais, ou facilitando a sua observação, complementando a informação dos manuais escolares.

Com esta investigação, os autores pretenderam contribuir para uma área em emergência no âmbito da História da Educação - o estudo do micro-património escolar -, auxiliando a cumprir uma das mais importantes finalidades do II Fórum Ibérico de Museologia da Educação: a criação de um espaço de debate e reflexão sobre os vários aspectos da museologia escolar.