SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número16XVII ISA World Congress of SociologyII Fórum Ibérico de Museologia da Educação índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Rev. Lusófona de Educação  n.16 Lisboa  2010

 

VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação

 

José Brás & Maria Neves Gonçalves

 

Decorreu em S. Luís do Maranhão, Brasil, de 22 a 25 de Agosto de 2010, o VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, sob o tema central ´´Infância, Juventude e Relações de Género na História da Educação``, que contou com a participação de investigadores do CeiEf da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

Ernesto Candeias (CeiEF) apresentou uma comunicação intitulada O educador social Padre Joaquim Alves Brás e a obra de Santa Zita, integrada no eixo temático Género, geração e etnia. José Brás e Maria Neves, no domínio das Políticas Educacionais, Movimentos Sociais e Cidadania, exploraram, numa perspectiva histórica, o tema da gestão da alma pública, referindo-se à Educação Cívica e aos dispositivos pedagógicos que operacionalizaram a republicanização do cidadão e a governação da alma nacional.

Inserida no eixo temático Formação, identidades e profissão docente, José Brás e Maria Neves apresentaram uma mesa coordenada a que deram o título Em busca de uma identidade: associativismo docente em Portugal (1813 - 1973). Esta Mesa - que englobou também o trabalho dos investigadores Anabela Mimoso e Bento Cavadas (CeiEF) - teve essencialmente como objectivo principal mostrar a investigação que está a ser realizada no âmbito do projecto Percursos do associativismo e do sindicalismo docentes em Portugal, financiado pela FCT e coordenado pela Profª. Doutora Rosa Serradas Duarte.

Estes trabalhos, pelo rigor científico e pela diversidade de abordagens e de saberes que mobilizaram, evidenciam o dinamismo da investigação no seio do CeiEF.