SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número15Congresso Internacional IberoamericanoO papel do medo social no desenvolvimento pessoal dos alunos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Rev. Lusófona de Educação  n.15 Lisboa  2010

 

Associações e Sindicatos de Trabalhadores em Educação Seminário Internacional para discussão de pesquisas

22 e 23 de Abril 2010

Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro

 

Manuel Tavares

 

Realizou-se nos dias 22 e 23 de Abril de 2010, no Rio de Janeiro, no Instituto Universitário de Pesquisas (IUPERJ) o segundo Seminário Internacional para discussão de pesquisas no âmbito do associativismo e sindicalismo docentes, nos países da América Latina.

Estiveram presentes neste seminário investigadores do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Uruguai, Paraguai, Peru e, como convidados internacionais Estados Unidos, México e Portugal. Bruce Cooper foi o convidado americano,Aurora Loyo representou a equipa de investigação mexicana e Manuel Tavares foi o convidado português como representante do grupo de investigação sobre associativismo e sindicalismo docentes, do Ceief do Instituto de Ciências da Educação, da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa.

O Seminário foi dividido em sete comissões temáticas:

I. Sindicalismo e Educação

II.Trabalho docente e organização coletiva

III. Participação e sindicatos de trabalhadores em Educação

IV.As associações tradicionais de professores

V. Raça, Género e Sindicalismo docente

VI. Experiências apresentadas peelas organizações de trabalhadores em Educação

VII.Trabalhadores em Educação: coflitividade e negociação coletiva

Manuel Tavares fez parte da mesa sobre sindicalismo na educação e a agenda de pesquisa internacional, juntamente com Bruce Cooper (EUA) e Aurora Loyo (México), apresentando os projetos de pesquisa financiados pela FCT, no âmbito dos percursos do associativismo e sindicalismo docentes, em Portugal – 1890-1990 e da reconstrução das identidades dos profissionais dos professores. Fez também uma comunicação intitulada “O movimento sindical docente, em Portugal, nas décadas de 70 e 80: dos grupos de estudo do pessoal docente do ensino secundário (GEPDES) à afirmação dos sindicatos de professores”, comunicação que pode ser consultada em http://nupet.iuperj.br/arquivos/Tavares.pdf.

O seminário permitiu, também, estabelecer múltiplos contactos com investigadores da América Latina tendo em consideração a constituição de parcerias de investigação sobre o sindicalismo docente.As comunicações apresentadas podem ser consultadas no seguinte endereço: http://nupet.iuperj.br/rede/seminario2010.htm