SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número15Workshop: A Igualdade de Género no Reinventar de Lideranças8º Colóquio Anual da Lusofonia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Rev. Lusófona de Educação  n.15 Lisboa  2010

 

Colóquio Internacional

Diversidade, Equidade e Inclusão

Construindo um outro paradigma de escola

 

Isabel Sanches

 

Realizou-se no dia 6 de Junho de 2009, na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, no Auditório Agostinho da Silva, o Colóquio Internacional “DIVERSIDADE, EQUIDADE E INCLUSÃO. Construindo um outro paradigma de Escola”.

Teve como objectivos promover um amplo debate científico em torno das problemáticas da Diversidade, Equidade e Inclusão e suas implicações, na sociedade e na escola; promover a reflexão sobre boas práticas, no âmbito da Diversidade, Equidade e Educação inclusiva, a nível internacional; e encontrar consensos para a reflexão e o exercício de práticas que promovam uma escola de sucesso para todos e para cada um.

Depois da sessão de abertura, a cargo do Professor Doutor António Teodoro, teve lugar a Conferência “As situações de deficiência no processo de escolarização: quais os grandes desafi os na Europa?”, apresentada e comentada pela Doutora Isabel Sanches. Os participantes foram convidados a reflectir sobre as questões que a inclusão suscita, em termos europeus, de acordo com as grandes linhas de políticas sociais e educativas e do muito que tem de mudar para que a escola se torne uma comunidade de inclusão. Para cada problema levantado foram sugeridas propostas de actuação .

Para debater os itinerários da Equidade e Educação Inclusiva, em termos internacionais, a Mestre Anabela França Mota apresentou-nos a Dr.ª Ana Maria Bénard da Costa para nos falar do itinerário português, assente no seu próprio testemunho, como protagonista do processo, a Doutora Pilar Arnaiz Sanchez, para nos dar conhecimento dos percursos realizados em Espanha e o Doutor Charles Gardou, para nos dar a perspectiva do que tem vindo a acontecer em França.

A Doutora Maria Odete Emygdio da Silva apresentou-nos a Doutora Pilar Arnaiz Sanchez, da Universidade de Múrcia, que nos contemplou com a Conferência “ Equidade, Qualidade e Educação Inclusiva: Novos Desafios para o Futuro”, onde perspectivou uma outra educação, uma educação que valorize a diversidade e possa oferecer a todos qualidade e sucesso.

Para o painel “Construindo um outro paradigma para a Escola: contemplando a Diversidade, a Equidade e a Educação Inclusiva”, o Doutor António Teodoro e o Doutor Rui Canário, fizeramnos reflectir sobre esta temática, com um olhar de fora para dentro, ou seja, de sociólogos críticos da Educação para a Educação Inclusiva.

As reflexões conclusivas estiveram a cargo da Doutora Isabel Sanches às quais se seguiu o momento cultural a cargo do Grupo de Dança da AFID (Associação de Famílias para a Integração das Pessoas com Deficiência) que emocionou, maravilhou e extasiou o público com a beleza, a agilidade e a harmonia que aqueles jovens conseguem transmitir através da expressão corporal.