SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número14Desafios da aprendizagem cooperativa: Procurando ultrapassar as disfunções motoras índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Rev. Lusófona de Educação  n.14 Lisboa  2009

 

Ana Maria Meireles Mendes

2009

Desafios da Educação Inclusiva: um estudo sobre práticas de inclusão em escolas da rede regular de ensino na cidade de Santa Rita – PB.

Orientação: Professora Doutora Isabel Sanches

 

O presente trabalho diz respeito a como vem se processando a inclusão educacional nas escolas da rede regular de ensino do Município de Santa Rita - PB e se as práticas desenvolvidas nestas escolas têm funcionado como elemento facilitador no processo de cidadania através da igualdade de oportunidade para todos. Em face disto, o propósito desta investigação foi compreender como se processam estas práticas com alunos considerados com Necessidades Educativas Especiais (NEE), tendo como ponto de referência as políticas educacionais existentes. O estudo foi de natureza descritiva, utilizando-se casos múltiplos, considerando que a utilização destes casos proporcionaria evidências inseridas em diferentes contextos. Foi então direcionado para uma pesquisa de campo, seguindo uma abordagem qualitativa. Participaram deste estudo, doze sujeitos assim distribuídos: três professores e três gestores, profissionais que tinham contato com alunos considerados com NEE em sala de aula ou na escola; três encarregados de educação de alunos, isto é, responsáveis por alunos em situação de deficiência que estudam nas escolas regulares onde se realizou a pesquisa e três alunos considerados com NEE, regularmente matriculados nas respectivas escolas. Utilizou-se a técnica da entrevista semi-estruturada, objetivando um contato mais próximo entre o entrevistador e o entrevistado. Os dados levantados permitiram concluir que a dificuldade na implantação de um processo inclusivo, decorre de vários fatores entre os quais: falta de serviços de apoio pedagógico; de condições de trabalho; de relacionamento família / escola; de estrutura física nas escolas; grande número de alunos em sala; baixos salários; despreparo do corpo docente. Portanto, os resultados levaram à conclusão de que as escolas participantes desta pesquisa, ainda não oferecem a seus alunos, um processo inclusivo satisfatório, embora, parte dos profissionais engajados neste trabalho venham se esforçando para oferecer um ensino que seja acessível a todos.

Palavras-chave: práticas de educação inclusiva, rede regular de ensino, alunos considerados com necessidades educativas especiais.

 

Challenges of Inclusive Education: a study of inclusive practices in schools in the regular education system in the city of Santa Rita - PB.

The present work is about the way educational inclusion is being carried out in educational regular net schools at Santa Rita – PB and if the practices developed in these schools are functioning as a facilitating tool in the citizenship process through the equality of opportunities for everybody. In front of this, the purpose of this research was to understand the way these practices are processed with students considered as with Special Educational Needs (SEN), having as a reference point the existing educational politics. The study was of a descriptive nature, using multiple cases, considering that the use of these cases would provide evidences inserted in different contexts. Then, it was directed to a field research, following a qualitative approaching. There were 12 subjects that took part in this study, distributed this way: three teachers and three managers, professionals that were in contact with students considered with SEN in classroom or at school: three responsible for students education, that is, responsible for students in deficiency situation that study at regular schools where the research was carried out and three students considered with SEN, matriculated normally in these schools. It was used the semi-structured interview technique, aiming a closer contact between the interviewer and the subject that is interviewed. The data raised allowed. To conclude that the difficulty in implanting the inclusive process is caused by several factors among these: lack of pedagogical support services; of work conditions; of family/school relationship; of physical structure at schools; great number of students in class; low salaries; unpreparedness of teaching body. This way, the results took to the conclusion that this research participating schools still not offer to their students a satisfactory inclusive process, although part of the professionals engaged in this work coming encouraging themselves to offer na education that is acessible to everybody.

Keywords: inclusive educational practices; regular teaching net; students considered as having special educational needs.