SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue14A professora do Ensino Primário no Estado Novo: da mulher à funcionária públicaDesafios da Educação Inclusiva: um estudo sobre práticas de inclusão em escolas da rede regular de ensino na cidade de Santa Rita - PB author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Lusófona de Educação

Print version ISSN 1645-7250

Rev. Lusófona de Educação  no.14 Lisboa  2009

 

Inês Soares Vaz

2009

Desafios da aprendizagem cooperativa: procurando ultrapassar as disfunções motoras

Orientação: Professora Doutora Isabel Sanches

 

O presente trabalho incidiu na temática da Educação Inclusiva numa perspectiva de respeito da individualidade de cada um, resposta às necessidades educativas individuais e socialização de aprendizagens. Procurámos ultrapassar as disfunções motoras da Joana M., individualmente e na turma, através da aprendizagem cooperativa. Teve como alicerce a investigação-acção, preconizando a mudança educativa, dinamizando diagnóstico, planeamento, intervenção e avaliação. Depois de uma investigação teórica necessária à sustentação da temática em questão, procedeu-se à recolha e análise de dados, utilizando a pesquisa documental, a entrevista, a observação naturalista e a sociometria.

Da caracterização da turma, da aluna e dos contextos em que as mesmas se inserem, partimos para uma intervenção estruturada, a longo e a curto prazo, numa dinâmica de planificação/acção/reflexão, geradora de práticas educativas diferenciadas e inclusivas.

Os resultados obtidos indicam-nos que a aluna está incluída na turma mantendo um nível de interacção positivo com os colegas. Ao longo das sessões de trabalho, a turma demonstrou-se cada vez mais predisposta e receptiva a actividades que envolvessem a sua motricidade global, cooperando e interagindo harmoniosamente. As dificuldades reveladas pela aluna “caso” ajudaram a evidenciar as de alguns dos seus pares, a serem trabalhadas em conjunto, e de algum modo a serem superadas. A parceria com a professora titular de turma revelou-se um bom momento de aprendizagem cooperativa e de socialização de saberes.

Palavras-chave: Educação inclusiva; Aprendizagem cooperativa; Disfunção motora; Investigação-acção.

Cooperative Learning Challenges in Motor Disfunctions’ Transcending

The present dissertation has put emphasis in the Inclusive Education paradigm, in a perspective of individuality acceptance, response to individual educational needs, and experience sharing. The project had its foundation on the investigation-action model, under the perspective of educational change, dynamic diagnosis, planning, intervention and assessment. After a theoretical research, essential to the support of the subject matter in question, data collection and analysis was developed, by means of documental search, interview, naturalistic observation and sociometry.

From the characterization of the class and the pupil as well as their context, we proceeded to a structured intervention in the short and long term in a dynamic planning/action/reflection way, generative of differentiated and including educational procedures.

The obtained results indicate that the pupil is included in the class and she keeps a positive level of interaction with her classmates. During the work sessions, the group appeared increasingly predisposed and receptive to the activities involving global motor function, cooperating and interacting harmoniously. The difficulties shown by the pupil “case” helped to put on evidence some of her classmates own difficulties and these being also worked together and somehow transcended. The partnership with the group’s teacher was a good moment of cooperative learning and socialization of knowledge.

Keywords: Inclusive Education; Cooperative learning; Motor disfunctions; Investigation-action.