SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue14Formação e docência no Ensino Superior: práticas e desencantosDesafios da aprendizagem cooperativa: Procurando ultrapassar as disfunções motoras author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Lusófona de Educação

Print version ISSN 1645-7250

Rev. Lusófona de Educação  no.14 Lisboa  2009

 

Lídia Maria Costa Figueiredo

2007

A professora do Ensino Primário no Estado Novo: da mulher à funcionária pública

Orientação: Profª. Doutora Áurea do Carmo da Conceição Adão

 

O estudo A professora do Ensino Primário no Estado Novo tem como objectivo estudar o lugar ocupado pela mulher na escola do ensino primário numa parte do período de governação de Oliveira Salazar.

Inicia-se o trabalho por uma perspectiva histórica, ainda que breve, do ensino primário e sua evolução no contexto da ideologia vigente. Seguidamente, foi feita uma abordagem ao número crescente de mulheres no ensino durante este período, a sua carreira bem como a sua imagem aos olhos da sociedade. Para além da apresentação dos deveres e das funções atribuídas à professora como profissional e como educadora, algumas destas mulheres ainda tiveram oportunidade de desenvolver a sua actividade redactorial na revista Escola Portuguesa. Este é o objectivo do Capítulo III desta dissertação de Mestrado.

A problemática deste trabalho incide essencialmente na formação que a mulher tinha para ser professora e simultaneamente na sua preparação para ser esposa, mãe e dona de casa. Ao contemplar estas vertentes, a formação que a mulher recebia tinha também como objectivo a transmissão dos ideais políticos do Estado Novo. Em termos comparativos, pelas suas qualidades pessoais e profissionais, muitas destas mulheres foram homenageadas particular e publicamente, sendo condecoradas com a Ordem da Instrução Pública na cerimónia oficial que contava com a presença do Presidente da República e das mais importantes entidades públicas que representavam o Estado português. Esta cerimónia realizava-se anualmente no dia 10 de Junho, Dia da Raça, actualmente Dia de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Foram trabalhadas fontes primárias e outros estudos secundários. Das fontes documentais utilizadas neste trabalho salientam-se alguns documentos oficiais, guardados no arquivo Histórico do Ministério da Educação, bem como alguma imprensa escrita da época, da qual de destacam os vários jornais diários e a revista Escola Portuguesa, da responsabilidade da Direcção Geral do Ensino Básico.

Palavras-chave: Professoras; ensino primário; Estado Novo; formação

 

The primary school female teacher of the Estado Novo: from woman to public employee

The study The primary school female teacher of the New State has the objective of studying the place she occupied in the primary school during part of the Oliveira Salazar government.

The investigation starts on an historic perspective, even if brief, of the primary school years and it’s evolution in the context of the ideology in force. Following, an inquiry was made to the increasing number of women teaching during this period as well as her career and image in the eyes of the society. Besides the obligations and duties conferred to the teacher as a professional and teacher, some of these women got the opportunity to develop their editorial activity in the magazine Escola Portuguesa. This is the objective of Chapter III in the master’s dissertation.

The problematical falls essencially upon the formation the female received to become a teacher and simultaneously on her preparation to become wife, mother and housewife.

On contemplating these perspectives, the formation the woman received, her objective was also to transmit the political ideals of the New State. On comparative terms for her personal and professional qualities many of these women were privately and publicly homageg and condecorated with the Order of Public Instruction in an official ceremony which counted with the presence of the President of the Portuguese Republic and of some of the most important public entities representing the Portuguese state. This ceremony was held annually on June 10, Race Day “ Dia da Raça”, presently Camões Day and Portuguese Community.

Primary sources as well as secondary studies were researched. From all documented sources used for this study the emphasis is on official documents, kept in the historic archives of the Ministry of Education as well as press written at that time, where the daily newspapers and the magazine Escola Portuguesa stand out which was of the responsibility of the Primary School Directory.

Keywords: Teachers; education; Estado Novo; training.