SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue14A Internet e Sociedade: Das suas potencialidades à utilização pelos jovens na construção do seu mundo social, competências e saberesFormação e docência no Ensino Superior: práticas e desencantos author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Lusófona de Educação

Print version ISSN 1645-7250

Rev. Lusófona de Educação  no.14 Lisboa  2009

 

Maria de Fátima Martins da Costa Rodrigues

2007

A compreensão na leitura: Um estudo sobre leitura e compreensão em alunos de 4º ano do 1º CEB

Orientação: Maria de Fátima Martins da Costa Rodrigues

 

O presente estudo pretende ajudar a perceber e a compreender as dificuldades dos alunos na compreensão do texto escrito. Recolhemos fundamentação teórica em diversos estudos que têm sido desenvolvidos no domínio da leitura e compreensão. Quisemos saber se o desempenho da compreensão variava de acordo com a entrada da informação. Recorremos a dois processos diferenciados de entrada de informação, para analisar os níveis de compreensão: o texto lido e o texto escutado. Estudamos uma amostra constituída por alunos que frequentavam o 4º ano de escolaridade, no final do ano lectivo 2005/2006, pretendíamos que o estudo traduzisse as competências adquiridas no final do 1º ciclo. A análise dos resultados indica que o nível de compreensão dos alunos no final do 1º Ciclo é melhor quando expostos à audição de um texto lido pelo professor, o que coloca deficiências nos mecanismos de aquisição da leitura e ajuda a clarificar o conjunto de actividades cognitivas que estão envolvidas na compreensão de um texto.

Palavras-chave: Compreensão; leitura.

 

Reading – Comprehension: A study about reading and comprehension in fourth year students from primary school

The present study tries to help understand ad perceive students difficueties in the comprehension of a written text. We collected theorical argumentation in several studies which are being developed in the skills of reading and comprehension. We wished to know if the performance of comprehension changed, according to the acess of the information. We investigated two different procedures, concerning information acess, in order to analyse the comprehension levels: reading and listening texts. We studied a sample formed by students who attended the 4th form, in the end of the school year 2005/2006 because we would like the study to express the acquired competences in the end of the 1st cycle of studies.

The analysis of the results shows that the levels of students understanding in the end of the 1st cycle is better when exposed to a text listening, read by the teacher, which appoints to deficiencies in the reading mechanism and helps to clarity the whole of cognitive activities which are envolved in the comprehension of a text.

Keywords: Reading; comprehension.