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Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Rev. Lusófona de Educação  n.13 Lisboa  2009

 

Mestrado em Educação Especial

 

Maria Luísa Gouveia

2009

“Construindo a Mudança”

A gestão inclusiva da diversidade na sala de aula

Orientação: Professor Doutor Jorge Serrano

 

Tentando aproximar a teoria à prática, através de um processo de Investigação-acção, procurou-se a resolução de um problema sentido numa escola. Levantaram-se questões sobre a problemática, recolheu-se informação e interpretou-se a mesma, no sentido de se obter um diagnóstico e intervir para minimizar a situação ou mesmo eliminá-la.

O objecto de investigação era, à partida, uma aluna com necessidades educativas especiais que se sentia ostracizada numa turma onde, de acordo com o respectivo Projecto Curricular, se verificavam níveis fragilizados de aceitação das diferenças, fraca valorização do sentimento da amizade e ainda um rendimento escolar insatisfatório. A turma foi focalizada como objecto de intervenção, uma vez que a resolução do problema da aluna obrigava a uma mudança de valores e atitudes do grupo em que estava inserida.

Promover a interacção inclusiva no seio de uma turma e melhorar o nível de competências em Língua Portuguesa, mediante estratégias de gestão da diversidade na sala de aula, foram os grandes objectivos dessa intervenção.

A intervenção decorreu em dez sessões de trabalho directo de leitura, interpretação, revisão de conteúdos programáticos, produção textual, debate e resumo de ideias-chave, com alunos de uma turma de 6º ano, tendo como suporte estratégias e metodologias promotoras da interacção inclusiva e - como mote para cada sessão - textos reflexivos sobre a valorização da diferença e da amizade.

Conseguiram-se bons resultados, tanto ao nível das interacções como das aquisições académicas, expressos através dos critérios de avaliação utilizados.

 

“Building Change”

The inclusive management of diversity in the classroom

Trying to bring closer theory and practice, through a process of Investigation-action we tried to solve one of our school problems: the improvement of the inclusion level.

Information was collected, questions were raised and we tried to understand this problem through the diagnosis of the situation and acting to minimize the problem or oven erases it.

The focus of our investigation was, at the beginning, a student with special educational needs. This girl felt left out by her schoolmates.

According to the Curricular Project the students of this class weren’t very receptive to accept handicapped children and had a weak sense of friendship and also weak school results. This class was the focus of our study since the solution of this girl’s problem implied the change of these students’ values their attitudes towards others.

Our main goals were to promote the inclusion of this student in her 6th form class and improve the acquisition of Portuguese language using skills different strategies in the classroom.

There were ten sessions of reading, comprehension, revision of curriculum contents, writing, debate and précis of key-ideas, to intervene with this class, based on strategies and methodologies that promote an inclusive interaction and reflexive texts about difference and friendship.

We came to reliable results, namely in what concerns personal interactions and academic acquisitions, expressed through the assessment criteria previously established.