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Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Rev. Lusófona de Educação  n.13 Lisboa  2009

 

Mestrado em Ciências da Educação

 

Sônia Maria Lima de Azevedo

2007

Leitura na escola: Um diálogo entre professores e alunos

Orientação: Professora Doutora Rosilda Arruda

 

O presente trabalho articula-se com a linha de pesquisa Educação e desenvolvimento humano: escola, cidadania e mundo do trabalho, do Mestrado em Educação promovido pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. A questão central que orienta o estudo é: Qual a relação entre concepções e práticas pedagógicas de professores de Língua Portuguesa sobre leitura no ensino fundamental de 5ª a 8ª séries e como o seu trabalho tem contribuído para motivar os educandos a desenvolverem hábitos de leitura? O espaço empírico tomado para a realização da pesquisa de campo foi uma escola pública da cidade de Capim Grosso, município localizado no estado da Bahia. As análises apresentadas ao longo do corpo do texto, estruturado em seis capítulos, foram construídas com base nos relatos de professores e alunos, elaborados durante um período de sessenta dias. Para a elaboração dos relatos dos professores e alunos, denominados de “diários de aula”, foram identificados, pela pesquisadora, aspectos centrais que estavam articulados aos objetivos explicitados no início da pesquisa. Concluímos a pesquisa constatando que os alunos não lêem porque não são estimulados para tal prática e que o professor ainda não se deu conta do seu papel de mediador, no sentido de promover práticas pedagógicas que conduzam os educandos a sentirem prazer por aquilo que está sendo ensinado. Frente ao exposto, e por entender que a leitura funciona como um ato de criação capaz de desenvolver outros atos criadores, é que chamamos a atenção para o papel a ser desempenhado pelo professor, que, nesse caso, se deve tornar um mediador entre o aluno e o conhecimento, visando a construção de um mundo que garanta a inclusão social de nossos alunos de forma cidadã e crítica.

 

Reading at school: A dialogue between teachers and students

The present work aims at researching Education and Human Development: school, citizenship and the labour market, to be submitted to Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, for a Master’s Degree. The central issue in the work deals with the following theme: What is the link between concept and teaching practices of Portuguese Language teachers concerning reading at primary level education, 5thto 8th series and how has their work contributed towards motivating students to develop reading habits? The empiric space in which field work was undertaken was a public school in Capim Grosso, a municipality located in the state of Bahia. The analysis presented along the corpus of the text, structured into four chapters, was build up on the basis of information yielded by teachers and students, during a sixty day period. In order to produce the reports conferred by teachers and students, which we refer to as “diários de aula” (class diaries), core aspects that were linked to the objectives explained in the beginning of the research were identified by this researcher. We concluded the research noting that students do not read because they are not stimulated to such practice and that the teacher has not yet become aware of his/her part as a mediator, in the sense of promoting teaching practices that will guide the students to feel pleasure regarding matters that are being taught them. Thus, and because we understand that reading functions as an act of creation capable of developing other creative acts, we appeal to the part teachers should play which, in this case, ought to be that of mediator between the student and knowledge, aiming at building a world that will guarantee social inclusion of our students in a societal and critical manner.