SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número13Seminário sobre a história da profissão docenteA Formação Inicial dos Professores Do Ensino Primário no Portugal do Século XX (1942-2000). Do Modelo Maternal ao Modelo Profissional índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Rev. Lusófona de Educação  n.13 Lisboa  2009

 

I Seminário de Educação Inclusiva

 

Realizou-se no dia 11 de Outubro de 2008, no Auditório Alexandre Pessoa Vaz, dinamizado pelo Núcleo de Educação Inclusiva, núcleo integrante da UID- Observatório de Políticas de Educação e Contextos Educativos, do Instituto das Ciências da Educação, o I Seminário de Educação Inclusiva.

Teve como objectivos promover o debate do sentido social e pedagógico da Educação inclusiva, socializar trabalhos desenvolvidos no contexto do mestrado e divulgar as linhas de orientação e a actividade do NEI.

A conferência de abertura «Equidade e Inclusão», foi da responsabilidade do Professor António Teodoro, Presidente do Instituto das Ciências da Educação, comentada pelo Professor Jorge Serrano. Seguiu-se um painel sobre «Educação Inclusiva: estratégias de actuação», em que foram abordadas duas temáticas: Inclusão, gestão e mediação de conflitos, da responsabilidade do Professor Francisco Ramos Leitão e A gestão das aprendizagens na sala de aula inclusiva, da responsabilidade da Professora Maria Odete Silva.

Da parte da tarde teve lugar um primeiro painel sobre «O trabalho do Professor de Educação Especial: relato de experiências», com duas abordagens: Como vai a Educação Especial no nosso país? da responsabilidade da Professora de Educação Especial Anabela França e O apoio ao aluno considerado com necessidades educativas de carácter permanente: análise crítica, da responsabilidade da Professora de Educação Especial, Margarida Costa. O segundo painel «Trabalhos desenvolvidos no âmbito do Mestrado em Educação Especial – Domínio cognitivo e motor» igualmente com duas abordagens: Socializar através das aprendizagens. Um Projecto de Investigação/Acção desenvolvido para a turma de uma aluna considerada com Síndrome alcoólica fetal, da responsabilidade da Professora de Educação Especial Maria João Figueira e Brincando e Aprendendo: espaço para aprendizagens inclusivas. Procurando ultrapassar o estigma das perturbações do espectro autista da responsabilidade da Professora de Educação Especial Tânia Pestana.

As conclusões do Seminário foram apresentadas pela Professora Isabel Sanches, coordenadora do Núcleo, que fez uma síntese comentada das temáticas abordadas no Seminário, fazendo emergir alguns aspectos críticos das políticas e das práticas, no que concerne & agrave; Educação Inclusiva.

O Seminário teve a adesão de cento e cinquenta participantes, tendo sido entregues cento e dezanove (119) fichas de avaliação. As respostas distribuíram-se por cinco itens: organização do seminário (Suficiente - 11,8%; Bom - 68,9%; Muito Bom - 19,3%); acolhimento dos participantes (Suficiente - 20%; Bom - 54%; Muito Bom - 26%); actualidade das temáticas (Insuficiente – 0,8%; Suficiente - 9,2%; Bom - 46,2%; Muito Bom - 43,8%); utilidade dos conteúdos (Suficiente - 17,9%; Bom - 49,6%; Muito Bom - 32,5%).

A Comissão organizadora deste primeiro Seminário de Educação Inclusiva fez um balanço muito positivo do mesmo, ficando a promessa de realização do segundo, no início do próximo ano lectivo.

Isabel Sanches