SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número12O Grupo de Investigação Memórias da Educação no Espaço LusófonoRepresentações da Escola e Atitudes Face à Aprendizagem: Um estudo no 3º Ciclo do Ensino Básico índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Rev. Lusófona de Educação  n.12 Lisboa  2008

 

Maria Clara Correia Ferreira Lino

2007

No Fio do Tempo... O Ensino da Matemática no Estado Novo (1947-1968): 2º ciclo liceal

Orientação: Prof. Doutor Manuel Tavares

 

Esta dissertação versa sobre o Ensino da Matemática no 2º ciclo liceal, no Estado Novo (1947-1968).

Apresentamos, em primeiro lugar, uma abordagem histórica do Estado Novo, nas suas múltiplas dimensões e, sobretudo, nos obstáculos por ele criados relativamente ao desenvolvimento económico reflectido, naturalmente, no Sistema Educativo. Privilegiamos, neste primeiro contacto, o problema da Educação no Estado Novo abordando as linhas essenciais das políticas educativas.

Dado que o núcleo central da dissertação é o ensino da Matemática, atribuímos importância primacial a todas as variáveis em torno das quais gira o ensino e didáctica desta disciplina, não esquecendo as grandes linhas epistemológicas que estruturaram e estruturam a respectiva instrução.

Escolhemos um conjunto de categorias em função das quais se desenvolve a nossa metodologia, centrada na análise documental. Fazemos referência à reforma de 1936, mas apenas no sentido de uma breve comparação com a de 1947, essa sim, a que é o centro do nosso estudo, assim como, os programas e respectivos princípios orientadores, os manuais escolares, os exames, a opinião pública e o que de mais relevante se escreveu, na época, sobre essas questões. Não menosprezamos os testemunhos orais como documentos vivos, verdadeiras histórias de vida profissional, enriquecedores desta dissertação. Estes testemunhos foram configurados em função das unidades de significação e categorias previamente seleccionadas.

 

This thesis concerns the Teaching of Mathematics during the Estado Novo (1947-1968) in the second level of high school.

We begin by introducing an historical approach to the Estado Novo in its multiple dimensions, and above all in the obstacles which it obviously created regarding the reflected economical development in the Educative System. During this initial phase we emphasize the problem with Education in the Estado Novo by covering the main lines of the educational politics.

Considering that the core of this thesis is the teaching of Mathematics, we attribute primordial importance to all variations around which the teaching and didactics of this subject revolve, not forgetting the major epistemological lines which structured then and still structure the respective teaching.

We have elected a number of categories upon which our methodology is developed, and based on documental analysis. We refer to the 1936 Reform but only as a brief comparison with the Reform which took place in 1947, the core of this study, as well as the programmes and respective guiding principles, the school manual, the exams, the public opinion and the most relevant material that has been written on these questions. Oral witnesses, in the quality of living documents, true stories of professional lives which have enriched this thesis, will not be left out. Such witnesses have been modelled in accordance with the previously established units of significance and categories.