SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número12Conferência “Educando o Cidadão Global: Globalização, Educação e Novos Modos de GovernaçãoO Grupo de Investigação Memórias da Educação no Espaço Lusófono índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Rev. Lusófona de Educação  n.12 Lisboa  2008

 

Investigação Sociológica e Debate Público Primeiro Fórum de Sociologia organizado pela Associação Internacional de Sociologia

Barcelona, Espanha 5 a 8 de Setembro de 2008

O impacto da Investigação Sociológica no Debate Público foi o lema do Primeiro Fórum Sociológico, organizado pela International Sociological Association (ISA), que decorreu entre os dias 5 e 8 de Setembro, em Barcelona, Espanha.

A ideia de realizar um encontro numa nova “fórmula” de debate sociológico – um Fórum– surgiu, como referiu Arturo Rodriguéz Marató, na conferência de abertura, da constatação da existência de uma série de necessidades práticas insatisfeitas dentro da ISA, de oportunidades desaproveitadas e desafios importantes para a comunidade sociológica, aos quais convinha dar resposta e que se encontram ancorados na questão da utilidade pública da Sociologia.

Pautando-se pelo alto nível de reflexividade, este Primeiro Fórum Sociológico estruturou-se em três pilares estratégicos interligados. Por um lado, possibilitou a partilha das análises e trabalhos desenvolvidos no âmbito de cada Research Committees (RC) específico. Por outro lado, almejou o entrelaçamento dos distintos RC em Joint Sessions, de modo a estabelecer-se um diálogo entre as várias sociologias, pois embora os grupos sejam independentes entre si, abordam questões de transcendência social transversais a todos os grupos. Por último, o fórum abriu portas a outras comunidades científicas e respectiva esfera pública, projectan-do-o como forma de cidadania e contribuindo para a renovação e o reposicionamento do vínculo entre a Sociologia e a esfera pública.

Participaram neste Primeiro Fórum Sociológico 2549 cientistas sociais, representando um total de 87 países distribuídos pelos 5 cantos do mundo. Portugal foi o 10º país mais representado com a participação de 75 investigadores, reposicionando-se em 6º lugar se apenas contabilizarmos os participantes de países europeus, atrás da Espanha (335), Grã-Bretanha (252), Alemanha (149), França (136) e Itália (108).

Ao longo dos 4 dias, foram apresentadas cerca de 2700 comunicações, distribuídas pelos 42 dos 61 RC,WG e TG.

Em representação do Observatório de Políticas de Educação e Contextos Educativos (UID-OPECE) estiveram presentes António Teodoro, coordenador científico da Unidade e Vice-Presidente da ISA para o RC Sociology of Education (RC04) na Europa, e as investigadoras Carla Galego, Cecília Silva e Elsa Estrela, as quais participaram activamente no RC04.

António Teodoro moderou 3 sessões, subordinadas ao tema Education for all: Values and Multiculturalism e Access and Democratization of Education.

Cecília Silva participou na sessão 05C: Education for all: Access and Democratization of Education Part III, tendo apresentado uma comunicação com o título Standards at Physics-Chemistry Exams in Portugal: 1972 and 2006.Standards at Physics-Chemistry Exams in Portugal: 1972 and 2006.

Carla Galego, inserida na sessão 1-The Use of International Data Sets for National Education Policies, apresentou uma comunicação com o título OECD as a world Think Tank: The Impact of OECD in National Educational Policies of Equity and in Construction of a Global Educational Agenda.

Elsa Estrela, integrada na sessão 4B-Accountability for and by Whom? Standards for and by Whom?:Who Decides? Part II, apresentou uma comunicação com o título The New Architecture in the Construction of the Educational and Curricular Policies: Regional and National Reconfigurations.

As investigadoras Carla Galego e Elsa Estrela apresentaram ainda em co-autoria uma outra comunicação intitulada Teacher Professionalism: Reconfigurations of the Teacher Identities in Portugal, inserida na sessão 3B-Accountability, Standards, and Teachers Part II.

Congratulamo-nos pelo ambiente de partilha vivido nos dias do congresso, que trará certamente benefícios para a investigação, nomeadamente através da criação e reforço de redes de investigação.

A ISA aproveitou esta conferência para divulgar o título geral do próximo Congresso Mundial de Sociologia, que terá lugar em Gothenburg, Suécia, entre 11 e 17 de Julho de 2010. O congresso terá como título Sociology on the Move e abordará temas como a Violência e Guerra, a Sustentabilidade, as Diferenças dos Mundos, a Acção e a Imaginação, a Religião e o Poder.

Carla Galego e Elsa Estrela