SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número12Equidade em Educação: 52ª Conferência Anual da Comparative and International Education Society (CIES) Gaining Educational Equity Around the WorldInvestigação Sociológica e Debate Público Primeiro Fórum de Sociologia organizado pela Associação Internacional de Sociologia índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Rev. Lusófona de Educação  n.12 Lisboa  2008

 

Conferência “Educando o Cidadão Global. Globalização, Educação e Novos Modos de Governação”

Nos dias 16, 17 e 18 de Junho de 2008, realizou-se na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em Lisboa, uma conferência internacional promovida pela UIDObservatório de Políticas de Educação e Contextos Educativos, enquadrada no projecto de investigação intitulado “Educando o Cidadão Global: Globalização, Reforma Educacional e Políticas de Equidade e Inclusão em 12 países. O caso português”, que esta mesma unidade está a desenvolver desde 2004 (POCI/CED/56992/2004).

O programa da conferência compreendia sessões plenárias, mesas-redondas, sessões temáticas, grupos de discussão e painéis, distribuídos em 15 eixos temáticos, abertos a todos os que quisessem participar através de comunicações individuais ou em grupo, numa das três línguas de trabalho da conferência: português, espanhol e inglês.

Foi contabilizada a participação de 230 investigadores, provenientes de 9 países, com as mais diversas habilitações, desde os estudantes de graduação a alguns dos mais conceituados investigadores destes países. Foram apresentadas 133 comunicações e dinamizados 13 grupos de discussão, sendo que 64% dos trabalhos apresentados eram oriundos do Brasil e os seus autores possuidores de habilitações ao nível do mestrado e doutoramento.

O objectivo geral deste projecto, proporcionar um amplo debate científico em torno das problemáticas da globalização e dos seus impactos nas políticas de educação e do trabalho dos professores, bem como da emergência de novos modos de governação e de regulação do campo educativo, foi, na opinião da Comissão Organizadora, amplamente atingido.

Odete Mota Feliz