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Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Rev. Lusófona de Educação  n.12 Lisboa  2008

 

O associativismo docente do ensino liceal português durante o período republicano e a sua imprensa

– as representações dos professores sobre a profissão e a construção de identidades

Joaquim Pintassilgo*

O presente artigo tem como finalidade o estudo do papel do associativismo docente e da sua imprensa no que diz respeito à produção de representações sobre a profissão docente e respectiva identidade no âmbito dos professores do ensino secundário. As perguntas para as quais procuraremos obter respostas são as seguintes: Quais as crenças e valores que se procuram partilhar? Que tipo de associativismo docente se pretende concretizar? Quais as preocupações, reivindicações e formas de luta que são esboçadas? As principais fontes deste trabalho são as publicações periódicas das três associações com actividade no período republicano. Essas publicações são a Revista do Ensino Médio e Profissional (1913-1916), órgão da Associação do Magistério Oficial dos Liceus e Escolas Industriais; a Revista dos Liceus (1916), órgão da Associação dos Professores dos Liceus do Norte; e o Boletim da Associação dos Professores das Escolas Industriais e Comerciais (1921-1927).

Palavras-chave: profissão; associação; representações; identidade.

 

The teacher association of the portuguese secondary school level during the republican period and its press – the teachers’ representations on their profession and the building of identities

The purpose of this article is the study of the role of teacher association and respective press concerning the production of representations regarding the teacher profession and related identity on the secondary teachers’ school level. These are the questions we will try to answer: Which are believes and values to share? What kind of teacher association is supposed to be achieved? Which are the sketched concerns, claiming and ways of struggle? The main sources for this work are the periodicals of the three major active associations during the republican period that will be the focus of this analysis.

Key words: profession; association; representations; identity.

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

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*Professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa