SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número11O professor do ensino médio e a formação ética do educando: um estudo exploratório índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Rev. Lusófona de Educação  n.11 Lisboa  2008

 

Tânio José de Albuquerque Viana

2007

 

O Abandono no Ensino Fundamental: identificar as possíveis causas na perspectiva dos alunos

Orientação: Prof. Doutor Otávio Mendonça

 

O abandono escolar é um dos grandes problemas que as escolas, principalmente as públicas, enfrentam hoje no Brasil, e a cada dia que passa, vem se alastrando em nossas salas de aula. O objetivo do presente trabalho é identificar as possíveis causas que têm levado ao abandono escolar os alunos das Escolas do Ensino Fundamental da rede Municipal de Campina Grande-PB. Para isso, foi realizada uma pesquisa de campo de caráter quantitativa-qualitativa, com a aplicação de um questionário em 52 alunos do Ensino Fundamental II, do turno da noite. Foi, também, feita uma visita na casa de seis alunos, que abandonaram a escola, a fim de que se levantasse a biografia dessas pessoas, identificando as condições de vida, os fatores de insatisfação com a sala de aula e a importância da família como elemento fundamental na vida escolar, podendo, assim, entender os fatores que podem levar a um abandono escolar. Os resultados desta pesquisa indicam que várias podem ser as razões que contribuem para a crescente gravidade desse abandono, dentre as quais podemos destacar desde a falta de incentivo por parte da própria escola, passando pela formação familiar, até a conjuntura psico-social e econômica dos alunos. Na identificação desse quadro agravante e desolador, destacam-se a falta de estímulo do aluno que não encontra na escola um espaço de desenvolvimento de suas habilidades. Além disso, percebe-se também que o aluno já é tão desestruturado socioeconomicamente, tendo em vista problemas como a gravidez na adolescência, o crescente uso de drogas dentro e fora da escola, dos altos índices de violência, e a família que aparece como um dos principais agravantes desse processo. Na verdade, torna-se muito cômodo apontar culpados em todo esse processo, no entanto, é possível vislumbrar um ideal de estrutura escolar que traduza a melhoria da qualidade da educação no Brasil, em que, pelos menos, se minimize problemas como o do abandono escolar.

 

 

The school abandonment is one of the great problems that the schools, mainly the public ones, face today in Brazil, and every day that passes, it comes if ballasting at our classrooms. The aim of the present work is to identify the possible causes that have been taking abandoned school the students of the Fundamental Teaching from Municipal Schools. For that, a research of field of quantitative qualitative character was accomplished, with the application of a questionnaire in 52 students of the Fundamental Teaching II, of the night shift. lt was, also, visited in the six students’ house, that have abandoned the school, se that if they lifted those people’s biography, identifying the life conditions, the dissatisfaction factors with the classroom and the importance of the family as fundamental element in the school life, being able to, like this, to understand the fac- understand the factors that can take to a school abandonment. Thus, we believe that there are many reasons that contribute for the increasing gravity of this abandonment, amongst which we can analyze since the lack of incentive related to the school, passing by the familiar formation, until the psycho-social and economic conjuncture of the pupils. ln this identification of this aggravating and desolator scenery, we can highlight the lack of stimulation of the pupil who does not find in the school a space of development of their abilities. Moreover, we can also realize that the pupil is already is social economically desestructured, once he deals with problems as the pregnancy in adolescence, the increasing use of drugs inside and outside school, high rates of violence, in which the family appears as one of the main aggravations of this process. lndeed, it is easy to name some guilt in all the process, however, it is possible to glimpse an ideal structural school that translates the improvement of the quality of the education in Brazil, where, at least, whether minimizes problems as the school abandonment.