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Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Rev. Lusófona de Educação  n.11 Lisboa  2008

 

Ivany de Barros Rolim Azarias

2006

 

“Tapuia Ké Oca”. Educação Escolar Indígena dos Tapuios: entre o silêncio e o grito, a esperança cresce e a luta continua

Orientação: Prof. Doutor António Teodoro

 

O presente trabalho enfoca o processo educativo vivido entre os Tapuia do Carretão,(agrupamento étnico de descendentes indígenas, ocupantes da Área Indígena Carretão), nos municípios de Rubiataba e Nova América região norte do Estado de Goiás (Brasil). É o resultado de uma pesquisa etnográfica que buscou conhecer suas origens, costumes, expectativas, história de vida, bem como o interesse do grupo pelo processo educativo desenvolvido pela unidade escolar existente na Terra Indígena Carretão, com base nos PCNs e no RCNEI, ao tempo em que o grupo reivindica a implantação de uma unidade de educação escolar indígena como preconiza a legislação brasileira a partir da Constituição Federal de 1988. A pesquisa foi ao encontro do desenrolar do processo de formação da unidade escolar com apoio de diversas agências educativas, que resultou na criação da primeira escola indígena do Estado de Goiás, inaugurada aos 19 de Abril de 2004, denominada: “Escola Indígena Cacique José Borges”, cujo Projeto Político Pedagógico foi elaborado por jovens do grupo, que são hoje professores na referida escola com a assessoria de técnicos governamentais em educação indígena. A implantação da escola tomou-se importante marco na luta de sobrevivência do grupo anos a retomada e posse da terra.

A pesquisa evidencia que os tapuia vêem na construção da Escola Indígena a possibilidade de resgatar sua identidade indígena e suas tradições culturais que lhes dão melhor visibilidade e reconhecimento no cenário regional e nacional Acende-se agora a esperança de um encontro mais consistente com suas origens, com seu passado histórico e de reaprenderem uma das línguas faladas pelos seus ancestrais.

 

 

This assignment focuses the lived educational among process into the Tapuias of the Carretão, (ethnic grouping of aboriginal, occupying descendants of the Aboriginal Área Carretão), in the cities of Rubiataba and Nova America, in the north of Goiás (l3razil). It is the result of a ethnical research that it searched to know its origins, customs, expectations, life histories, as well as the interest of the group for the educational process developed by the existing pertaining lo school unit in the Aboriginal Land Carretão, Plain Curricular on the basis of National (PCNs), to the time where the group demands the implantation of a unit of aboriginal pertaining lo school education, as it praises the Brazilian legislation from the Federal constitution of 1988.

The research was to the meeting of uncurling of the process of formation of the pertaining to school unit with support of diverse educative agencies, that resulted in the creation of the first aboriginal school of the state of Goiás, inaugurated to the 19 of April of 2004, called: “Escola indígena Cacique José Borges” whose Pedagogical Politician project was elaborated by young of the group that today teaches in this school with governmental assessorship of technician in aboriginal education. The implantation of the school became important landmark in the fight of survival of the group retaken and the ownership of the land. The research eviden-The research evidences that the tapuias see, in the construction of the Aboriginal School, the possibility to rescue its aboriginal identity and theirs cultural traditions and of better visibility and recognition in the regional and national scene. lt is lit, now, the hope of a more consistent meeting with theirs origins theirs history and to relearning one of the languages said for theirs ancestral.