SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número11Epistemologias Oprimidas: Reinventando Paulo Freire no Século XXI3ª Reunião de Coordenação da RIAIPE - Rede Iberoamericana de Investigação em Políticas de Educação índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Rev. Lusófona de Educação  n.11 Lisboa  2008

 

Conferência internacional “Educação, Globalização e Cidadania: Novas Perspectivas da Sociologia da Educação

 

De 19 a 22 de Fevereiro de 2008, realizou-se em João Pessoa (Paraíba-Brasil), a Conferência Internacional, intitulada “Educação, Globalização e Cidadania: Novas Perspectivas da Sociologia da Educação”, promovida pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a International Sociological Association (ISA). A organização da mesma foi da responsabilidade do Professor António Teodoro (ULHT/ISA), em parceria com o Professor Afonso Celso Scocuglia (UFPB).

Tratou-se de um dos mais importantes eventos internacionais do campo das ciências humanas/sociais e da educação realizados no Brasil. Estiveram reunidos centenas de pesquisadores de todos os continentes para debater temáticas que actualmente transformaram e continuam a transformar os indivíduos e as sociedades nas últimas décadas do tempo presente.

A Conferência esteve organizada em catorze conferências, treze mesas temáticas, dois painéis, duas sessões especiais, doze grandes grupos de trabalhos e dezenas de posters. Ao todo, foram apresentados 931 comunicações (de 1668 autores) trabalhos científicos oriundos de dezenas de países, num total de cerca de 1857 participantes. As conferências foram subordinadas aos temas - Educação, globalização e neoliberalismo: novas tecnologias de governo e reconfiguração dos modos de regulação das politicas de educação (1); O papel da escola na luta contra a pobreza (2); reactualizar o campo da sociologia da educação na sociedade cognitiva (3); Globalização contra-hegemônica, agenda globalmente estruturada para a educação e pedagogia do oprimido: entrelaçando ideias de Boaventura, Dale e Freire (4); Educar para um outro mundo possível (5); Globalização, educação e justiça social (6); Será que outra escola está emergindo? (7); Violence et mondialisation (8); Escuela y ciudadanía en la era global (9); El derecho a la educación en los tempos neoliberales (10); As perspectivas da sociologia da educação no Brasil (11) e globalização, movimentos sociais e educação (12). As duas conferências restantes ocorreram na sessão de abertura, onde participou Michel Wieviorka (França), Presidente da (ISA), com a comunicação intitulada “L’education confrontee aux differences culturelles” e, na sessão de encerramento, com Boaventura Sousa Santos (Portugal), Professor da Universidade de Coimbra, que apresentou uma comunicação intitulada ”Um novo paradigma para a educação popular: a tradução intelectual”. As mesas temáticas abordaram os seguintes temas - Políticas de educação superior: culturas académicas e alternativas na América Latina (Argentina, Brasil e México) e União Europeia (Portugal e Espanha) (1-11); Avaliação das politicas públicas (2), In the shadow of neoliberalism: twenty-five years of education reform initiatives in 17 countries (3); Escola, convivência e violências (4); Educação, poder e conflito (5); Questões de género e educação (6); Exclusão e inclusão na educação superior e na pesquisa: os casos Brasil, México e Portugal (7); O fenómeno das explicações: globalização, políticas de regulação e actores (estudos de caso em Portugal e no Brasil) (8); Educação, interculturalidade e cidadania (9); Sociologia contemporânea da educação (10); Competências que se aprendem e dificilmente se ensinam (12) e Infância, família e comunidade: experiências de cidadania (13). As sessões especiais tiveram como temas - Paulo Freire: legado, actualidade e prospectiva, e A responsabilidade social dos cientistas. Os grupos de trabalho englobaram as seguintes temáticas “Reconfigurando o mundo da educação: agenda neoliberal e espaços de resistência (GT1); Os novos modos de regulação das politicas educacionais: as tensões entre o local e o transnacional (GT2); Educação, cidadania e identidade (s) (GT3); Educação, migração, direitos humanos e exclusão (GT4); A governação da educação: avaliação, accoutibility e participação democrática (GT5); Escola cidadã: pode a escola ser outra coisa? Relatos de vida e experiências (GT6); Vida de professor: trabalho docente e militantismo social (GT7); Universidades, estado e mercado. Para onde vamos? (GT8); Os outros territórios de educação e formação (GT9); Os movimentos sociais e a educação (GT10); Problemas metodológicos no estudo das sociedades contemporâneas e das instituições educacionais (GT11) e A responsabilidade social dos cientistas: política, ciência e emancipação social (GT12). Com a variedade e a dimensão das apresentações tornou-se possível concretizar um dos objectivos da Conferência, de constituir redes internacionais de pesquisa e fortalecer as redes já existentes.

A Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias esteve representada neste evento através do investigador Professor António Teodoro com a conferência, sobre “Educação, globalização e neoliberalismo: novas tecnologias de governo e reconfiguração dos modos de regulação das politicas de educação”, bem como a participação na mesas temáticas sobre “In the shadow of neoliberalism: twenty-five years of education reform initiatives in 17 countries”, e sobre “Exclusão e inclusão na educação superior e na pesquisa: os casos Brasil, México e Portugal”. A investigadora/doutoranda Fátima M. Marques participou na mesa temática “Políticas de educação superior: culturas académicas e alternativas na América Latina (Argentina, Brasil e México) e União Europeia (Portugal e Espanha)”.

 

Fátima M. Marques