SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número11Gürtler, L., Kiegelmann, M. & Huber, G.L. (Eds.) (2007). Generalization in Qualitative PsychologyEpistemologias Oprimidas: Reinventando Paulo Freire no Século XXI índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Rev. Lusófona de Educação  n.11 Lisboa  2008

 

Encontros Promovidos pelo Grupo de Investigação Memórias da Educação no Espaço Lusófono

 

O Grupo de Investigação Memórias da Educação no Espaço Lusófono da UI&D – Observatório de Políticas de Educação e de Contextos Educativos da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT) - pretende ser um espaço de partilha de saberes e de conhecimentos entre investigadores interessados na temática da História da Educação.

No sentido de manter um diálogo aberto e multidisciplinar com professores e alunos de graduação e pós-graduação, tem vindo a organizar Encontros em diferentes formatos (Colóquios, Seminários, Conferências, …) de molde a criar uma dinâmica de reflexão crítica e de debate científico.

No dia 14 de Dezembro, teve lugar um Seminário intitulado Epistemologias Oprimidas: Reinventando Paulo Freire no Século XXIministrado pelo Professor Doutor José Eustáquio Romão da Universidade da Universidade Nove de Julho (UNINOVE), em São Paulo e do Instituto Paulo Freire do Brasil.

A 20 de Fevereiro, o Grupo de Investigação dinamizou um Colóquio subordinado ao tema Produção e Compreensão do(s) Discurso(s),onde foram apresentadas duas comunicações:Análise crítica do Discurso- Graça Aníbal ( ULHT) eEducação através dos provérbios- Anabela Mimoso, da Universidade Lusófona do Porto (ULP). Este Colóquio terminou com umespaço de leituraa cargo da professoraMadalena Mendes (ULHT) que entusiasmou a assistência com uma narrativa ficcionada de Mia Couto, escritor moçambicano que prima pela recriação e reinvenção discursivas.

A História do Currículo foi outro seminário que se realizou no dia 11 de Abril e que contou com as seguintes intervenções:A Medicalização do Currículo - José Brás (ULHT); Políticas de educação em Portugal. Dos anos 30 aos anos 80 - Rogério Fernandes, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (FPCEUL); A História das Disciplinas: entre a Cultura Escolar e a Transposição Didáctica – Joaquim Pintassilgo, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) e As línguas estrangeiras no percurso curricular português - breve análise do ensino da língua inglesa - Maria Manuel Calvet Ricardo (ULHT).

 Os Encontros têm constituído, pois, um espaço privilegiado de debate científico e têm propiciado aos intervenientes momentos de diálogo alargado e de reflexão crítica.

 

José Brás e Maria Neves Gonçalves