SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número11‘As intermitências da Morte’: debate acerca do direito à literatura lusófona no processo de alfabetização de jovens e adultosPara uma abordagem multicultural: o Programa Etnomatemática índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Rev. Lusófona de Educação  n.11 Lisboa  2008

 

Vidas Reconhecidas: O Projecto de Educação e Formação de Adultos na Câmara Municipal de Lisboa

Alexandra Aníbal, Helder Touças, Luísa Dornellas, Paula Morgadinho, Mafalda Seoane & Vanessa Veríssimo*

 

 

O Projecto de Educação e Formação de Adultos na Câmara Municipal de Lisboa centra-se no Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, processo em que são valorizadas as competências adquiridas pelos adultos através da sua experiência de vida e de trabalho, permitindo-lhes obter uma certificação equivalente aos diplomas escolares oficiais.

Palavras-chave: Educação de adultos; competência; processo RVCC, histórias de vida; certificação

 

 

The Adult Education and Training Project in the Lisbon Municipality

The Adult Education and Training Project in the Lisbon Municipality is based on the processes of skills recognition, validation and certification, which value the skills acquired through the life and work experiences of adults, allowing them to obtain certification which is equivalent to the official certification provided by the Ministry of Education.

Keywords: Adult education; skills; life stories; certification.

 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

 

Referências Bibliográficas

Alcoforado, L. (2001). O Modelo da Competência e os Adultos Portugueses não qualificados. Revista Portuguesa de Pedagogia, Ano 35, 7-84. Coimbra.        [ Links ]

Alonso, L., Imaginário, L., Magalhães, J. (2000) Educação e Formação de Adultos - Referencial de Competências-Chave. Lisboa: ANEFA.

Couceiro, M.L. (1993). O Porquê e para quê do uso das Histórias de Vida. Revista Formar, nº 8, 22-25. Lisboa. IEFP.

Le Boterf, G. (1994). De la compétence, Essai sur un attracteur étrange. Paris: Les Éditions d’Organization.

Le Boterf, G. (2001). Construire les compétences individuelles et colectives: Agir et réussir avec compétence. Paris: Éditions d’Organisation.

 

 

*Câmara Municipal de Lisboa - Portugal, alexandra.anibal@cm-lisboa.pt