SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número11Conselhos escolares: análise de sistema municipal de ensino no brasilEstudos de caso em educação. Investigação em profundidade com recursos reduzidos e outro modo de generalização índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Rev. Lusófona de Educação  n.11 Lisboa  2008

 

Do colo à construção da cidadania: por uma escola acolhedora

Óscar C. de Sousa*

 

 

O artigo apela para uma atitude terapêutica expressa pelo acolhimento, em todos os espaços da comunidade, nomeadamente, no interior da escola, instituição com missão educativa, face a crianças com comportamentos desviantes. Lembra que o desvio pode ser, eventualmente, manifestação de um desequilíbrio arcaico, de natureza afectivo-social que só pode ser re-estabelecido através de uma experiência positiva de segurança, de confiança, de partilha de direitos e deveres.

Palavras-chave: Vinculação; conforto; segurança; autonomia; abandono; revolta.

 

 

From the initial bond to the building of citizenship: a appeal to a welcoming school

The article calls for a therapeutic attitude with respect to children with behavioral deviance, to be expressed by welcoming, in all areas of the community—namely, inside the school, an institution with an educational mission. One must recall that deviance can be the expression of an earlier disequilibrium of a socio-affective nature that can only be balanced by a positive experience of security and trust, involving shared rights and responsibilities.

Keywords: Bonding; comfort; security; autonomy; abandonment; rebellion.

 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

 

Referências bibliográficas

Ainsworth, M.D.S. & Bell, S. M. (1970). Attachment exploration and separation illustrated by the behaviour of the one year olds in a strange situation. Child Development, 41, 49-67.        [ Links ]

Ainsworth, M.S.D., Bell, S. M. & Stayton D. J. (1974). Infant mother attachment and social development: socialization as a product of reciprocal responsiveness to signals. In M.P.M. Richards (Ed.). The integration of a child into a social world (pp. 99-135). London: Cambridge University Press.

Bowlby, J. (1969). Attachment and Loss. London: Hogarth.

Bretherton, I. (1990). Open Comminication and internal working models: their role in attachment relationship. In R. Thomson (Ed.). Socioemotional development. Lincoln, NE : Univ. of Nebrasca.

Bretherton, I. (1987). New perspectives on attachment relation: security, communication and internal working models. In J. Osofsky (Ed.) Handbook of infant development. (pp.1061-1100). N.Y.: Wiley.

Freud, S. (1960). A general Introduction to Psychoanalysis. N. Y. : W. Square Press.

Harlow, H. F. (1958). The nature of love. American Psychologist, 13, 673-685.

Harlow, H. F., Harlow, M. K. & Suomi, J.J. (1971). From thought to therapy: lessons from a primate laboratory. American Scientist, 59, 538-549.

Lorenz, K. (1937). The companion in the bird’s world. Auk, 54, 245-273.

Ministério de Educação (1996). Pacto Educativo para o Futuro. Lisboa: M.E.

Robertson, J. (1953a). Some responses of young children to loss of maternal care. Nursing Care,49, 382-386.

Robertson, J. (1953b). A two-year-old goes to hospital (Film). London: Tavistock Child Development Research unit.

Robertson, J. & Bowlby J. (1952). Responses of young children to separation from their mothers. Courrier of the International Children Centre, Paris II, 131-140.

Spitz, R. (1993). O primeiro ano de vida. São Paulo: Martins Fontes.

Vygotsky, L. S. (1978). Mind in Society: the development of higher psychological processes. Cambridge, MA: Harward University Press.

 

 

*Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Investigador responsável do RG Contextos Educativos, Conhecimento e Práticas Educacionais da UI&D Observatório de Políticas de Educação e Contextos Educativos, ossousa@sapo.pt