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Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Rev. Lusófona de Educação  n.10 Lisboa  2007

 

Edna Cordeiro

2006

 

Formação Contínua e Prática Docente Reflexiva. Uma análise do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores

Orientação: Prof. Doutor Artur de Souza Moret

 

A presente investigação analisa as contribuições e dificuldades encontradas ao longo de um programa de formação de professores alfabetizadores, para o desenvolvimento de competências relacionadas a uma prática docente reflexiva e crítica. Tal forma de atuação docente está intrinsecamente ligada à formação dos professores, numa perspectiva de acesso a situações de estudos que privilegiem o processo de aprendizagem - na teoria e na prática.

Na concepção da formação de professores como profissionais reflexivos na prática e sobre a prática, a ação formativa assume papel central para a aprendizagem e construção do pensamento e da prática do professor.

Este estudo de caso analisou o Programa de Formação de Professores Alfabetizadores - PROFA e, com base numa abordagem qualitativa, combinou dados de pesquisa bibliográfica, entrevista parcialmente estruturada e análise documental do manual de apresentação do programa.

Há evidências do desequilíbrio causado pelo PROFA, demonstrado através da instabilidade entre a teoria construtivista e a prática bancária consolidada na prática docente. Apresentam-se as proposições para melhoria na qualidade dos cursos de formação de professores, o que se constitui um dos pilares para a valorização docente, pois é preciso investir no professor, profissional responsável pela iniciativa do diálogo crítico com os educandos.

 

 

The present research analyses the contribution and difficulties found along a program of training for alphabet teachers, for developing of competence related to a reflexive educational practice and critical. This way of educational intervention is intrinsically linked to the training of teachers, in a perspective of access to studies situations that privilege the process of learning - in the theory and in practice. In the conception of the teachers training as reflexive professionals in the practice and over the practice, the formative action assumes the central role for the learning and building the thought and the teacher’s practice. This case research analysed the Training Program of Alphabet Teachers (Programa de Formação de Professores Alfabetizadores - PROFA) and, on the base of qualitative tackling, combined data of bibliography research, structured partial interview and documental analyse of the presentation manual of the program. There are evidences of the imbalance caused by the PROF A, showed through the instability between the constructive theory and a consolidated banking practice on the educational practice. It is showed the prepositions for improving in the quality of the training courses of teachers, which it constitutes in one of the pillars for the educational valorization, thus it is necessary to invest on the teacher, professional responsible for the initiative of the critical dialog with the pupils.