SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número10IV Colóquio da Secção Brasileira da Afirse IIIº Ciclo de Estudos e Debates sobre Educação InclusivaO Professor Liceal Oitocentista. A génese de uma profissão índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Rev. Lusófona de Educação  n.10 Lisboa  2007

 

Carlos Ribeiro Santana

2006

 

(Des)Interesse pela Leitura em Jovens Brasileiros. Um estudo de caso no interior do Estado de Goiás

Orientação: Prof. Doutor José B. Duarte

 

O presente trabalho pretende traçar um perfil sobre o interesse e o desinteresse de alunos adolescentes, entre a faixa etária de 11 a 16 anos de idade, com relação a leitura. Num primeiro momento, buscamos conhecer as representações básicas que orientam o imaginário desses indivíduos sobre esta questão, em seguida, como eles a percebem na escola e fora dela, mais especificamente na família.

Levantamos as representações e experiências de leitura desenvolvidas por 171 (cento e setenta e um) estudantes do Ensino Fundamental, de 5ª à 8ª série, de uma escola pertencente à rede pública de ensino, assim nomeada: Colégio Estadual “Alvamir Faria dos Anjos”, localizado em Nova América, interior do Estado de Goiás. Nesta pesquisa, procuramos levantar, também o entendimento que esses adolescentes têm sobre a situação desta leitura que lhes é atribuída em seu quotidiano, especialmente no que diz respeito aos fatos que provocam o desinteresse e os que mantêm o interesse.

É preciso reconhecer que o material empírico analisado permitiu-nos contribuir para o desvelo de problemas, distorções e avanços no panorama em que a leitura está inserida. Aumentou o conhecimento sobre a vida cultural desses adolescentes, sobre a escola pública que frequentam e sobre a realidade familiar que muito contribuiu para ilustrar este estudo.

Finalmente, a pesquisa procurou captar uma realidade localizada, não uma mera idealização ou mesmo uma determinada pratica que estava a acontecer, com todas as suas contradições e imperfeições, mas também com seus pontos positivos dentro de suas restrições que necessitam mais investigacão. Esperamos que seja uma luz que venha clarear facetas ainda bastante obscuras sobre o processo de leitura de adolescentes.

 

 

The present work intends to draw a profile about the interest and the adolescent students’ indifference, among the age group from 11 to 16 years, regarding the reading. In a first moment, we looked for to know the basic representations that guide the imaginary of these individuals about this question; afterwards, like they notice it in the school and out of its, more specifically in the family.

We lifted the representations and reading’s experiences developed by 171(one hundred and seventy-one) students of the Fundamental Teaching, from 5th to 8th grades, of a school belonging to the public net of teaching, so nominated: “Colégio Estadual Alvamir Faria dos Anjos”, located in Nova America, interior of Goiás State, Brasil. In this research, we tried to find out, also, the understanding that these adolescents have about the situation of this reading that is attributed to them in their daily, especially in what concerns to the facts that provoke the indifference and the ones that maintain the interest.

It is necessary to recognize that the empiric material analyzed allowed us to contribute to the revelation of problems, distortions and progresses in the panorama in that the reading is inserted. It increased the knowledge about these adolescents’ cultural life, on the public school that they frequent and about the family reality that a lot contributed to illustrate this study.

Finally, the research tried to capture a located reality, no a mere idealization or even a

certain practice that was happening, with all their contradictions and imperfections, but also with their positive points inside of their restrictions that need more examination. We hope it is a light that comes to clear facets still quite obscure on the process of adolescents reading.