SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número108ª Conferência da Associação Europeia de Sociologia: conflito, cidadania e sociedade civil(Des)Interesse pela Leitura em Jovens Brasileiros. Um estudo de caso no interior do Estado de Goiás índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Rev. Lusófona de Educação  n.10 Lisboa  2007

 

IV Colóquio da Secção Brasileira da Afirse

IIIº Ciclo de Estudos e Debates sobre Educação Inclusiva

 

 

Decorreu de 26 a 28 de Setembro, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal, o IVº Colóquio da secção brasileira da AFIRSE, sob o tema “Epistemologia das Ciências da Educação”.

À Conferência de abertura de Guy Berger, seguiram-se várias comunicações inseridas em diferentes sessões temáticas, propostas pelos programas de pós-graduação em Educação, bem como a apresentação e discussão das comunicações científicas, da responsabilidade dos participantes de vários países.

Para a sessão temática “Práticas de Formação e Inclusão de Pessoas com Necessidades Especiais”, a organização do Colóquio convidou Maria Odete Emygdio da Silva, membro da Unidade de Investigação do Observatório de Políticas de Educação e de Contextos Educativos e Professora Auxiliar da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, que também coordenou o grupo de trabalho sobre Epistemologia dos Dispositivos Didáticos: Educação Inclusiva, para apresentar uma conferência naquele âmbito.

Posteriormente a este Colóquio, teve lugar de 1 a 3 de Outubro, o III Ciclo de Estudos e Debates sobre Educação Inclusiva, promovido pela Base de Pesquisa sobre Educação de Pessoas com Necessidades Especiais e Programa de Pós-Graduação em Educação. Maria Odete Emygdio da Silva foi convidada para, no âmbito do mesmo, proferir três palestras: “Inclusão: Concepções e Práticas em Portugal, nos últimos dez anos – relato de uma experiência”; “Necessidades Educativas Especiais: da Identificação à Intervenção”; “A Análise de Necessidades de Formação de Professores como Estratégia para a Construção de uma Escola Inclusiva”.

 

Maria Odete Emygdio da Silva