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Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Rev. Lusófona de Educação  n.10 Lisboa  2007

 

Sintomas de Stress em Professores Brasileiros

Maria das Graças Teles Martins*

 

 

O presente artigo pretende refletir e destacar os principais sintomas físicos e psicológicos de stress encontrados em professores das primeiras séries do ensino fundamental em escolas públicas estaduais de uma cidade brasileira. Exercer a atividade docente implica, para o professor, ter uma ocupação que exige certo grau de habilidade, preparo e conhecimento atualizado, ao mesmo tempo em que este profissional necessita praticar ações que desenvolvam as habilidades cognitivas, afetivas e sociais. A análise dos resultados obtidos indica que os sintomas de stress estão presentes na maioria dos professores, prevalecendo o stress na fase de resistência. A sintomatologia predominante foram os sintomas psicológicos, na qual se apresentam como mais significativos: a irritabilidade excessiva, pensar constantemente em um só assunto e sensibilidade emotiva excessiva. Na área física, os sintomas mais presentes foram: cansaço constante, sensação de desgaste físico constante e problemas com a memória.

Palavras-chave: Stress; Educação; Professor; Brasil.

 

 

Stress symptoms in Brazilian Teachers

The present article intends to stand out the main physical and psychological symptoms of stress found in teachers of the first grades of fundamental education in public state schools of a Brazilian town, and to make a reflection on them. Working as a teacher demands, from the teacher, a certain ability, preparation and updated knowledge, as well as this professional needs to practice actions that develop cognitive, affective and social skills. Analysis of the obtained results indicates that stress symptoms are present in most of the teachers, prevailing the resistance phase of stress. Predominant symptoms included psychological symptoms, and the most significant were: excessive irritability, constant thinking of one subject and excessive emotional sensibility. On the physical area, the most present symptoms were constant fatigue, constant sensation of physical discharge and memory problems.

Keywords: Stress; education; Brazil;Teacher

 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

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* Psicóloga. Membro do Conselho Regional de Psicologia, Paraíba, Brasil. Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona, mgtmartins@gmail.com