SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número10A formação do professor investigador na escola e as possibilidades da pesquisa colaborativa: um retrato sem retoquesSintomas de Stress em Professores Brasileiros índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Rev. Lusófona de Educação  n.10 Lisboa  2007

 

Literacia Científica e Educação de Ciência. Dois objectivos para a mesma aula.

Nuno Vieira*

 

 

Este artigo apresenta uma perspectiva histórica do ensino de ciência, desde os finais do Século XIX até à actualidade. Consideramos que os anos de 1950 e 1983 representam alterações marcantes neste domínio. Em 1950, deixou de se ensinar ciência para formar cidadãos com uma postura crítica face à relação entre ciência e sociedade, passando a privilegiar-se os conteúdos, a dar-se ênfase ao rigor e ao método científico. 1983 foi o ano em que se voltou a relevar a relação entre ciência e sociedade, incluindo a tecnologia. Actualmente, pretende-se formar cidadãos informados, capazes de participar em debates científicos, atentos às causas e às consequências inerentes ao conhecimento, bem como à sua aplicação no quotidiano. Na segunda parte deste artigo equacionam-se as finalidades para o futuro do ensino de ciência. Deve-se minimizar a importância de testes e classificações internacionais. Estes acabam por conduzir a uma deterioração do sistema de ensino. Tomam-se decisões políticas para melhorar a classificação, destroem-se os pilares essenciais para a construção de uma sociedade cientificamente literata, e descura-se a especificidade de cada comunidade, não se dando atenção aos interesses dos alunos e dos professores, o que poderá conduzir a uma inibição da criatividade e inovação nas actividades escolares.

Palavras-chave: Natureza da ciência; literacia científica; currículos científicos.

 

 

Scientific Literacy and Science Education: two goals for the same lesson

This article presents an historical perspective of sciences teaching, from the ends of the 19th century till nowadays. We consider that the years of 1950 and 1983 represent important changes in this domain. In 1950, teaching sciences didn’t intend to form citizens with a critical position related to science and citizenry but started to privilege the scientific contents and to give emphasis to the scientific method. 1983 was the year that the relation between science and society raised again, including the technology. Currently, it is intended to create informed citizens, capable of participating in scientific debates, considering them noteworthy to their everyday life. In the second part of this article we propose goals for the future of the sciences teaching. The importance of international tests and classifications must be minimized. These lead to a deterioration of the education system. Political decisions are made to improve the classification, the essential pillars for the construction of a scientific literate society are destroyed, and each local singularity isn’t considered. Therefore, the goals of pupils or teachers are not regarded and the innovation and the school activities creativity are inhibited.

 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

 

Referências biblioráficas:

Cajas, F. (2001). The Science/Technology Interaction: Implications for Science Literacy. Journal of Research in Science Teaching, 38(7), 715-729.        [ Links ]

Canavarro, J. M. (1999). Ciência e Sociedade. Coimbra: Ed. Quarteto.

Colins, A. (1998). National Science Education Standards: A political document. Journal of Research in Science Teaching, 35(7), 711-727.

Currículo Nacional do Ensino Básico: competências essenciais. (2000). Lisboa: Ministério da Educação, Departamento da Educação Básica.

DeBoer, G. (2000). Scientific Literacy: Another Look at Its Historical and Contemporary Meanings and Its Relationship to Science Education Reform. Journal of Research in Science Teaching, 37(6), 582-601.

Hanrahan, M. (1999). Rethinking Science Literacy: Enhancing Communication and Participation in School Science through Affirmational Dialogue Journal Writing. Journal of Research in Science Teaching, 36(6), 699-717.

Jenkins, E. W. (1999). School science, citizenship and the public understanding of science. International Journal of Science Education, 21(7), 703-710.

Kozma, R. (2003). The material features of multiple representations and their cognitive and social affordances for science understanding. Learning and Instruction, 13, 205-226.

Lemke, J. L. (2001). Articulating Communities: Sociocultural Perspectives on Science Education. Journal of Research in Science Teaching, 38(3), 296-316.

Norris, S., & Phillips, L. (2002). How Literacy in Its Fundamental Sense Is Central to Scientific Literacy. Science Education, 87, 224-240.

Osborne, J., & Collins, S. (2001). Pupils’ views of the role and value of the science curriculum: a focus-group study. International Journal of Science Education, 23(5), 441-467.

Parkinson, J., & Adendorff, R. (2004). The use of popular science articles in teaching scientific literacy. English for Specific Purposes, 23, 379-396.

Project2061. (1989). Retrieved 27 - 06- 2005, from http://www.project2061.org/default_flash.htp

Tytler, R. (2001). Dimensions of evidence, the public understanding of science and science education. International Journal of Science Education, 23(8), 815-832.

 

 

* Docente da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa. Doutorando na mesma Universidade, nmcv@fct.unl.pt