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Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Rev. Lusófona de Educação  n.10 Lisboa  2007

 

Aprender a Ler o Mundo. Adaptação do método de Paulo Freire na alfabetização de crianças

Olivia S.L.Leite* & José B. Duarte**

 

 

Ao visitar escolas como supervisora pedagógica, a investigadora notou que as aulas de recuperação em alfabetização eram uma continuidade das aulas regulares e, numa tentativa para procurar soluções para alfabetizar as crianças analfabetas, planificou uma investigação-acção fundamentada na pedagogia crítica de Freire, em que ela actuou como professora. Numa escola de 218 alunos, a investigadora escolheu 12, oficialmente situados em classes avançadas mas, na realidade, analfabetos, e convidou-os para uma turma especial onde, durante 48 horas e duas vezes por semana, quatro horas de cada vez, ela tentou ensiná-los a ler e escrever. As actividades foram precedidas de intenso diálogo entre os estudantes e a investigadora-professora, por reconhecer a importância fundamental da oralidade na prática da alfabetização. Mas aquela participação oral permitiu também conhecer os temas da vida real dos estudantes e as “palavras geradoras” correspondentes, de modo a fazer aumentar a sua consciência crítica, como propõe Freire.

Palavras-chave: alfabetização; pedagogia crítica; palavras geradoras; Paulo Freire

 

 

Learning how to read the World. Adaptation of Paulo Freire’s method in alphabetization children

Visiting schools as pedagogic supervisor, the researcher noticed the recovery classes on literacy were just a continuity of the regular classes and, in an attempt to look for solutions to alphabetize the illiterate children, she planed a research-action based in Freire’s critical pedagogy led by her as a teacher In a school of 218 pupils, the researcher chose 14, officially situated in advanced forms but, in fact, illiterate, and invited them to a special class, where, for 48 hours and twice a week, four hours each time, she tried to teach them how to read and write. The activities were preceded by intense dialogue between students and the researcher-teacher, recognizing the fundamental importance of the orality in the practice of the literacy. But, that oral participation allowed to know the themes of the actual life of the learners, and the corresponding “generative words” in order to enhance their critical consciousness, as Freire proposes.

Keywords: literacy; critical pedagogy; generative words; Paulo Freire

 

 

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Referências bibliográficas

Freire, P. (1979). Ação cultural para a liberdade. 4ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra.        [ Links ]

Freire, P. (1994). Cartas a Cristina. São Paulo: Paz e Terra.

Freire, P. (2002). Educação como prática de liberdade. 26ª edição. São Paulo: Paz e Terra.

Freire, P., Macedo, D. (1994) Alfabetização: leitura do mundo, leitura da palavra. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

 

 

* Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa.

** Professor da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa. j.b.duarte@netcabo.pt