SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número9“O bom professor” - Olhares de crianças do 1° cicloLer o que ler, eis a questão. Adaptações literárias das obras atribuídas a Shakespeare: um incentivo à leitura para os alunos de Inglês do Curso de Letras índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Rev. Lusófona de Educação  n.9 Lisboa  2007

 

Elza Pereira Dalla Costa

2006

 

Comportamento agressivo: suas causas e suas manifestações no ambiente escolar

Orientação- Prof. Doutor Egídio José Romanelli

 

 

O presente estudo procura responder à questão: Quais as causas do comportamento agressivo de adolescentes em ambiente escolar?

Na escola, os alunos encontram-se diante de um paradoxo: se por um lado agridem, por outro também sofrem a agressão da família, da escola e do meio.

Os alunos são os principais personagens deste trabalho. Para melhor compreendê-los, decidiu-se por apresentar suas hist6rias de vida coletadas a partir de entrevistas semi-estruturadas.

Os dez adolescentes estudados ostentam na escola um grande conjunto de atos violentos e agressivos cuja origem pode ser encontrada nos conflitos vivenciados no seio familiar. Observa-se também que a escola possui uma dificuldade muito grande em administrar esta questão, o que gera o desencadeamento de uma gama de acções indefinidas e inconsistentes, bem como a confirmação incontestada da crise de valores que aflige a juventude de nosso país.

 

 

Aggressive behaviour: its causes and its manifestations in the pertaining to school environment

The present research tries to answer the following question: What are the causes of aggressive behaviour in adolescents who attend a secondary school?

At school students are faced with a paradox: if they behave aggressively, they also suffer aggressions from the school, the family and the environment.

The main subjects of this research are the students. In order to understand them better, it was decided to present their life histories collected from semi-structured interviews.

The ten adolescents under study display a whole set of violent and aggressive behaviour whose origin can be found in family conflicts. It is also observed that the school possesses a great difficulty in managing this issue which generates a wide range of indefinite and inconsistent actions as well as the undisputed confirmation of a crisis in the principles which afflict the young generation of our country.