SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número9Atribuída a Medalha de Ouro à Área de Ciências da EducaçãoPolíticas públicas e municipalização da educação: a construção de uma política local para o ensino fundamental de Três Barras - SC (1980-2000) índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Rev. Lusófona de Educação  n.9 Lisboa  2007

 

Paulo de Tarso Evangelista

2005

 

Os Parâmetros Curriculares Nacionais e o ensino aprendizagem de Matemática: Um Estudo

Orientação: Prof. Doutor Otávio Mendonça

 

 

A pesquisa que apresentamos a seguir tem como objetivo verificar se os professores de Matemática do Ensino Médio da cidade de João Pessoa-PB estão trabalhando os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), como também analisar de que forma os mesmos, tanto da rede pública como da rede privada estão aplicando os pressupostos dos PCN. O Universo de estudo foram os professores das redes pública e privada, tendo 37 professores colaboradores. O questionário foi aplicado aos professores nos meses de Março e Abril de 2004, contendo 20 questões de múltipla escolha e serviu para análise e reflexão em relação às seguintes variáveis: a) variáveis de identificação pessoal; b) variáveis de pratica docente; c) variáveis do ensino aprendizagem de matemática; d) variáveis de conhecimento dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Foi realizada uma entrevista para clarificar melhor os meandros do processo. O estudo do objeto pesquisado permitiu algumas conclusões tais como: Os PCN é mais do que uma referência curricular, e um modele de educação. Os professores necessitam conhecer com mais profundidade os pressupostos dos PCN; os conteúdos trabalhados são os das Universidades e Faculdades; os professores não estão preocupados com a inserção dos discentes no mundo do trabalho, e poucos conhecem as competências a serem trabalhadas no ensino-aprendizagem de Matemática. Apontamos a necessidade de estudos mais apropriados e contínuos como esta previsto na Lei.

 

 

The national curricular parameters and the Mathematics teaching learning: the study

The research that we followed next has the purpose to check if the high school Mathematics teachers in the city of “Joao Pessoa-PB” are working on the “Parâmetros Curriculares Nacionais” (PCN), and also check in witch way the teachers in public and private schools applying the PCN presupposition. The study universe has 37 public and private teachers. The questionnaire was done to the teachers in March and April of 2004, with 20 multiple choice questions and it was the base to analize and reflect to the following variables: a) variables of personal identification; b) variables of teaching practice; c) variables of Mathematics teaching learning; d) variables about the knowledge of “Parametros Curriculares Nacionais”. It was done an interview to better clarify the plots of the process. The study of the object researched allowed some conclusions such as: the PCN is more than a curricular reference it is an education model; the teachers need to know deeper the PCN presuppositions; the worked contents are from the universities and colleges; the teachers aren’t worry about the students insertion in the working world; and a few knows the competence needed to be worked in the Mathematics teaching-learning. We point out the need of more appropriates and continuous studies as this foreseeing in the law.