SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número9A greve académica de 1907. Suas repercussões políticas e educacionaisAprendendo o perigo e a ser um de nós. Integração profissional na indústria de refinação índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Rev. Lusófona de Educação  n.9 Lisboa  2007

 

Investigação-acção e construção da cidadania

Joaquim Marques*

Teresa Sarment*

 

 

O desenvolvimento social, económico e cultural das últimas décadas e as múltiplas alterações que se têm produzido tanto a nível familiar como a nível educativo, têm introduzido a questão da educação como acção pública a ser realizada por diferentes agentes educativos – pais, crianças, elementos da comunidade. No presente texto apresentaremos, sumariamente, três projectos com base numa metodologia de investigação-acção, indicando os contextos em que se têm desenvolvido, as suas finalidades, os processos metodológicos seguidos. Uma meta-análise destes projectos permite-nos destacar a singularidade de cada um e, ao mesmo tempo, encontrar alguns indicadores comuns, como sejam, a pertinência da colaboração como motor de exercício de cidadania de cada actor social, a (re)construção de novas formas de solidariedade social e educativa, a necessidade de desocultar a participação da criança neste processo relacional, a (re)valorização do professor enquanto profissional do humano e a afirmação da educação como projecto comum.

Palavras-chave: Envolvimento parental, cidadania, investigação-acção

 

 

From action research to the development of citizenship

The social, economic and cultural development in the last decades and the multiple changes that they caused both at family and at educational level have introduced the question of education, as a public action to be undertaken by different educational agents – parents, children, others social’ ac-social’ actors of community. In this paper, we shall briefly present three projects grounded on action research, explaining the contexts in which they were developed, their goals, and their research methods. A meta-analysis of these projects allowed us to point out the specificities of each one, as well as to find out some common indicators, like: the significance of cooperation as a motor of citizenship for every social actor; the (re-) construction of new ways of social and educational solidarity and the need to unhide child’s participation in this relational process; the (re-) valuation of the teacher as a professional in human being relationships; and the claim of education as a common project.

Keywords: parental involvement, citizenship, research-action

 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

 

Referências bibliográficas

Brydon-Miller, M.; Greenwood, D. & Maguire, P. (2003). Why action research?. In Action Research, Volume 1(1): 9-28. London. Sage Publications. (Disponível em http://www.sagepublications.com/freeaccess.htm).        [ Links ]

Canário, R. (1992). O estabelecimento de ensino no contexto local. in R. Canário, (org.). Inovação e Projecto Educativo de Escola. 57-85. Lisboa. Educa.

Carr, W. & Kemmis, S. (1986). Becoming Critical. Education, Knowledge and Action Research. London and Philadelphia. The Falmer Press.

Delgado, C. J. (2003). Complexidade e educação ambiental. In R. L. Garcia, (org.). Método, Métodos, Contramétodo. S. Paulo. Cortez Editora.

Dunst, C., Trivette, C., Deal, A. (2003). Enabling and Empowering Families: principles and guidelines for practice. Cambridge: Brookline Books

Espiney, R. d’ (2005). Relatório de Actividades de 2004. Setúbal. ICE – Instituto das Comunidades Educativas. (doc. policopiado)

Espiney, R. d‘ (2001). Plano de Actividades (Março 2001 a Junho 2002). Projecto de Escolas Rurais. Setúbal. ICE – Instituto das Comunidades Educativas.

Espiney, R. d’ (1999). Plano de Desenvolvimento da III Fase (1999-2002). Projecto das Escolas Rurais. Setúbal. ICE – Instituto das Comunidades Educativas.

Goyette, G. & Lessard-Hébert, M. (1988). La investigación-acción, funciones, fundamentos y instrumentación. Barcelona. Laertes Ediciones. (tradução espanhola; edição original, 1987)

Gustavsen, B. (2003). News forms of knowledge production and the role of action research. In Action Research, Volume 1(2):153-164. London. Sage Publications. (Disponível em http://www.sagepublications.com/freeaccess.htm)

Kemmis, S. & McTaggart, R. (1988). Cómo planificar la investigación-acción. Barcelona. Editorial Laertes. (tradução espanhola; edição original língua inglesa, 1987)

Lavoie, L., Marquis, D. & Laurin, P. (1996). La Recherche-Action, Théorie et Pratique, Manuel d’Autoformation. Québec: Presses de l’Université du Québec.

McKernan, J. (1999). Investigación-acción y curriculum. Métodos y recursos para profesionales reflexivos. Madrid. Ediciones Morata. (tradução espanhola; edição original língua inglesa, 1996).

Oliveira, J. M. de (2005). As crianças e o direito a uma educação informada. In Notícias da Amadora, Semanário Popular, edição 1611, de 30-06-2005. (Disponível em http://www.noticiasdaamadora.com.pt) (Pág. Web 3).

Ribeiro, M. e Sarmento, T. (2005). O envolvimento dos pais na construção de uma rede terapêutico-educativa. Inclusão, 6, 21-43

Sarmento, M. J. (2003). Educação em Meio Rural: Lógicas de Acção e Administração Simbólica da Infância. Aprender, 28, 62-73.

Sarmento, T. (2005), (Re)pensar a interacção escola-família. Revista Portuguesa de Educação, 18, 53-75

Serrano, M. G. P. (1990). Investigação-acção. Aplicações ao campo social e educativo. Madrid. Editorial Dykynson.

Zeichner, K. (2001). Educational Action Research. In P. Reason & H. Bradbury (Ed.). Handbook of Action Research. Participative Inquiry & Practice, 273-283. London. Sage Publications.

 

 

* Instituto de Estudos para a Criança, Universidade do Minho, tsarmento@iec.uminho.pt