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Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Rev. Lusófona de Educação  n.9 Lisboa  2007

 

Pedagogia da Humanidade: por uma Epistemologia Feminina Freiriana

Verone Lane Rodrigues*

 

Este artigo trata da construção do conhecimento sob uma perspectiva feminina a partir de uma formulação pedagógica inspirada nas idéias de Paulo Freire. A teoria freiriana relida sob o prisma da Teoria da Civilização do Oprimido considera as mulheres oprimidas como enunciadoras da ciência e da epistemologia e não apenas alvo de suas enunciações.

Palavras-chave: Paulo Freire, conhecimento, Pedagogia do Oprimido, gênero feminino.

 

 

The Feminine Contribution in the Construction of the Knowledge under the Perspective of Paulo Freire’s Thought

This article treats on the construction of the knowledge under a feminine perspective from an inspired pedagogical formularization in the ideas of Paulo Freire. The freirian theory, (re) read under the prism of a Theory of the Civilization of the Oppressed, considers oppressed women as announcers of science and epistemology and not only as an object of another’s enunciations.

Keywords: knowledge, Paulo Freire, Pedagogy of the Oppressed, feminine gender.

 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

 

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* Doutoranda em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona e pesquisadora do Instituto Paulo Freire, veronelane@terra.com.br