SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número8Mulheres entre o lar e a escola: os porquês do magistérioEducação Ambiental no livro didáctico: análise dos manuais da 4ª série do Ensino Fundamental adotados nas escolas públicas brasileiras índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Rev. Lusófona de Educação  n.8 Lisboa jul. 2006

 

Maria da Conceição dos Reis Maroco

2006

Os Professores e as TIC: um estudo sobre competências,atitudes e modos de uso numa Escola do ensino técnico-profissional

Orientação: Prof. Doutor Victor Duarte Teodoro

 

Esta investigação teve como finalidade analisar o nível de fluência tecnológica dos professores do Colégio de Pina Manique.

A consecução dos objectivos traçados nesta dissertação conduziu à elaboração de um questionário, como instrumento principal de recolha de dados, o qual foi construído ao longo da revisão da bibliografia e posteriormente aplicado aos professores do Colégio de Pina Manique.

A fundamentação teórica desenvolve-se par dois capítulos:

O primeiro aborda as iniciativas europeias e nacionais que apoiam a integração das TIC na Educação.

O segundo capítulo efectua um levantamento das competências, atitudes e modos de uso em TIC, por parte de professores e alunos.

Como considerações finais constatamos que os factores que influenciam a fluência tecnológica são:

Idade: as professores mais jovens (com menos de 40 anos) são mais fluentes.O mesmo se verificando para os professores com menos anos de serviço (menos de 10 anos);

Frequência de cursos: os professores que frequentaram cursos ou utilizaram as TIC durante a frequência do ensino superior ou outro nível de ensino são mais fluentes;

Quanto às atitudes e modos de uso das TIC, constatamos que:

os professores mais fluentes usam bastante o computador para realizar múltiplas tarefas e utilizam o computador mais de 15h por semana; têm ligação à Internet e utilizam-na mais de 15h por semana; já consultaram portais ou sites institucionais e portais ou sites educativos;

Quanto à importância das TIC no ensino da disciplina que leccionam, os professores consideram as TIC indispensáveis na maior parte dos temas, relativamente à influência que as mesmas podem ter nas actividades lectivas, consideram que modificam significativamente a qualidade do ensino;

No que diz respeito ao e-learning são de opinião que o mesmo só faz sentido se conjugar os meios de formação online com aulas ou outras iniciativas presenciais.

 

 

This research was aimed to analyze the technologic knowledge level of the Pina Manique School teachers.

The achievement of goals outlined in this essay, led to the preparation of a questionnaire, used as a tool to collect information developed during bibliographic revision and subsequently it was applied to the Pina Manique School teachers.

Theoretic basis divides into two chapters:

The first one regards European and National initiatives supporting ICT integration in Education.

The second one refers to a survey on responsibilities, behaviors and ways of use ICT both by teachers and students.

All things considered, show which motives act upon technological use such as:

Age: Younger teachers (under 40 years old) developed high technologic knowledge level.The same thing happens with teachers with less working years teaching (less than 10 years);

Attendance of courses: Teachers attending courses or using ICT during classes at high school or other school, developed high technologic knowledge level;The attitudes and ways of using ICT showed that:

Teachers with better technologic knowledge are Computer (PC) frequent users. They perform several tasks and use computers more than 15 hours a week; they are connected to the Internet up to 15 hours a week. They navigated through portal or institutional sites and educational portal or sites.

The importance of ICT regarding the teaching subject, teachers consider ICT as essential in most part of subject areas.Their influence in school activities is considered “as being part of a significant alteration regarding the quality of Teaching. Regarding the e-learning, teachers consider it important if it embraces online training ways and classes or other presential initiatives.