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Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Rev. Lusófona de Educação  n.8 Lisboa jul. 2006

 

Francisco José Vita

2006

 

Concepções de liderança entre os professores da Academia Militar das Agulhas Negras: uma visão fenomenológica

Orientação: Profª Doutora Nilza M. Macário

 

Este trabalho pretende ser urm contributo para se identificar e compreender o tema da liderança entre os professores da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). Estes estão investidos da autoridade militar e magisterial e são responsáveis pela formação dos oficiais combatentes e futuras lideranças do Exército Brasileiro. A problemática consiste de um novo olhar sabre as percepções de liderança que mediatizam as condutas cotidianas do professor no espaço da sala de aula e como isso age na interacção com os cadetes. A pesquisa, do tipo qualitativo, ampara-se no método fenomenológico-hermenêutico e na busca da consciência do vivido em relação ao objeto. Nos quatro primeiros capítulos, procede-se à revisão da literatura, fundamentação teórica da investigação, incluindo uma visãoo panorâmica da AMAN, para ilustrar o espaço geográfico onde o ato educativo se verifica. Seguem-se as análises e as conclusões inferidas do material informativo, recolhido de uma amostra de 35 professores, por meio de uestionário com questões abertas. De um modo geral, o referencial conceitual do professor sobre liderança, internalizado em sua vivência, permite deduzir que se coaduna com as propostas doutrinárias da Instituição, mostrando que não há desacordo entre o pensamento e a práxis pedagógica, consideradas as dimensões pessoal e profissional.

 

 

This work aims to be a contribution to identify and understand the theme of leadership among the teachers of the Brazilian military academy, Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN).These teachers are invested with military and pedagogical authority and are responsible for the graduation of combatant officers and future leadership in the Brazilian Army.The issue raised in this study is a new look in the perceptions of leadership that interferes in the teacher’s daily behavior in the classroom and the way they interfere in the relationship with the cadet. This is a qualitative investigation supported by the phenomenological-hermeneutic method and by the consciousness of the experience in relation, to the object. In the first four chapters there is a review of literature and the theoretical basis of the research, including a brief historical approach of the military academy, in order to identify the geographical and educational space of the research.This is followed by the analysis and the conclusions of the material collected in the investigation with 35 teachers of the institution. In general terms the teachers’ concepts about leadership, internalized in their personal experiences, permit the deduction that their concepts are connected to the doctrinal proposals of the Academy, showing that there is no disagreement between the official thought of the institution and the practical teaching in class, considering the personal and professional levels.