SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número8The OECD, Globalisation and Education PolicyDiagnóstico das causas que levam o adolescente precoce ao tabagismo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Rev. Lusófona de Educação  n.8 Lisboa jul. 2006

 

Elsa Maria Ferreira Batista

2005

 

Problemática da escolha de Curso do 9º para o 10º ano de escolaridade e a inserção na vida activa

Orientação: Prof. Doutor Óscar de Sousa

 

 

Neste trabalho pretendemos desocultar a problemática que envolve a escolha de curso do 9º ano para o 10° ano de escolaridade e a inserção na vida activa.

Para a realização do trabalho empírico, seleccionamos dois grupos de alunos, uns do 9º ano e outros do 10° ano de escolaridade, ambos pertencentes a várias escolas do Distrito de Santarém no sentido de auscultar através de um inquérito, relativamente à forma como os alunos vivem estes momentos que podem ser decisivos para a sua vida futura.

0s resultados encontrados indicam, de uma forma muito clara, que estes alunos se deparam com um momento dificil da sua vida, pois é-lhes imposta a tomada de uma decisão, para a qual nem sempre estão preparados por razões de vária ordem, escolhendo cursos para os quais não têm vocação, tendo que mudar de curso ou até, mais grave, desmotivando e abandonando a escola para ingressar na vida activa, sem idade para entrar no mundo do trabalho e sem qualquer formação profissional para assumirem uma profissão digna, tornando a sua vida semelhante aos voos de uma borboleta, como diz Joaquim Azevedo, no seu livro com idêntico titulo.

 

 

In this work we want to make evident the problematic which involves the choice of course of studies from the 9th to the 10th grade and the integration into working life.

To develop the empirical work we chose two student groups, one attending the 9th grade and the other one the 10th in different schools in the district of Santarem-in order to find out through a survey the way the students live these moments, the way they feel when they’re taking important decisions and making choices that will have a relevant importance for their future lives.The results of the survey show us clearlv that these students face a difficult time when they have to make this choice. This is a very hard decision and they aren’t always well informed to do it for different reasons.They often chose the wrong course-which has nothing to do with student’s real likes and interests and it makes exchange from one course to another and, even more seriously makes many lose all type of motivation and drop out of school to start working.

Being too young, under the legal age to start working, having no training and no professional qualification they can’t get any good job opportunity.These students’ lives will look like the flights of a butterfly, as it is referred by Joaqujm Azevedo.