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Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Rev. Lusófona de Educação  n.7 Lisboa  2006

 

Talma Lhamas de Siqueira (2005)

Experiências do ensino da Literatura à luz da teoria da carnavalização de Mikhail Bakhtin

Orientação: Prof. Doutor José B. Duarte

Qual a maneira mais eficaz de intensificar o interesse pela literatura e pela leitura do aluno do Curso de Letras, para que ele demonstre major capacidade de articular a expressão linguística e literária com propriedade como futuro profissional da área? Esta é uma interrogação habitual na trajetória da autora, como professora de Teoria Literária e serviu como pano de fundo para a construção desta pesquisa.

A investigação teve como objeto de estudo a Teoria da Carnavalização de Mikhail Bakhtin, subsidiada por renomados autores e estudiosos dessa teoria, referenciados no texto.

A pesquisa empírica foi realizada com professores e com alunos do quarto ano do Curso de Letras da Associação Educacional Dom Bosco e com professores e alunos de três escolas. Uma municipal, uma estadual e uma particular. O problema e a problemática envolveram experiências da professora e de mestres da Instituição sobre a Teoria da Carnavalização, a própria teoria, um programa de auto-avaliação, com seminários e debates, com aulas em escolas de ensino médio numa forma deavaliação de sua eficácia.

Este estudo, de natureza qualitativa, mostrou que a análise de obras à luz da Carnavalização sofreu um estranhamento inicial ao ser empregada, mas desvelou como possível novo paradigma de ensino de literatura brasileira, respaldada nas influências do carnaval, da festa, do riso, da sátira, da paródia, da ambivalência e da cosmovisão. Os objetivos terão sido alcançados ao se apresentar uma contribuição para melhorar a formação do professor de Literatura e estimular o aluno, futuro professor, a desenvolver a capacidade de leitura e interpretação, com ajuda da Teoria da Carnavalização.

 

Among students of Literature Courses what is the better way to raise interest in literature and reading in order to achieve a proper articulate language and literature expressions as propriety of the future career? The author is a Literature Theory Professor, and this has been her main concern in most of her works.

The aim of this investigation is the Mikhail Bakhtin’s Carnivalization theory, that has been already studied by several and known autho.

The empirical research took place among teachers and 4th year students of the Literature Course of the Dom Bosco Educational Association, and also, with teachers and students from other three kinds of schools: local, state and private.The problem and the problematic were constructed through the teacher’s experiences on the Carnivalization Theory, like a self-evaluation programme, with seminars, debates and discussions in classes, in a way of testing its efficiency.

Despite the fact that in the beginning of this qualitative investigation, the Carnivalization theory was suspiciously regarded in taking in action, it was clear that it raised a new possible paradigm in the teaching of Brazilian Literature, which is influenced by the Carnival, the party, the laugh, the satyr, the ambivalence and the cosmovison.This paper will achieve is main goal, if, through the Carnivalization theory, will be able to contribute to the improvement of the literature teacher’s training and to the stimulation of the future teachers in developing their reading and their interpretation capacities.