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Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Rev. Lusófona de Educação  n.7 Lisboa  2006

 

Pedro Miguel da Silva Rocha (2005)

O clima de escola e os auxiliares de acção educativa. Um estudo realizado nas Escolas Secundárias do Barlavento algarvio

Orientação: Prof. Doutor António Teodoro

Considerando que o clima organizacional é o palco onde o indivíduo coloca as suas projecções, os seus desejos e desempenha seu papel (Dejours, 1985) e que influencia directamente a satisfação e o rendimento dos membros de uma organização (Brunet, 1992), o objectivo desta dissertação foi compreender, junto dos AAE (Auxiliares de Acção Educativa), se a satisfação profissional destes é influenciada pelo clima de escola.

A pesquisa foi quantitativa, tendo como referência o paradigma descritivo, com recurso ao questionário como fonte de recolha de dados, totalizando 160 participações. Foi realizada nas Escolas Secundárias do Barlavento algarvio, abrangendo os concelhos de Lagos, Portimão, Lagoa e Silves, de modo a obter-se uma população diversificada. Com o apoio de ferramentas estatísticas como o Qui-Quadrado, o “coeficiente V de Cramer”, o “Phi” e o “coeficiente ordinal de Spearman”, procedeu-se ao tratamento dos dados.

Os resultados obtidos revelaram um clima de satisfação com a profissão e a escola onde trabalham, tendo a função de ajudar os alunos a conviver de forma saudável um elevado grau de importância para os AAE. É de realçar igualmente a aparente associação entre a satisfação profissional e o relacionamento com os alunos, o reconhecimento do trabalho e o ordenado.A pesquisa evidencia, também, que a insatisfação profissional dos AAE está relacionada com dois factores: o ordenado e a falta de acesso a acções de formação. Finalmente, é importante referir que dos inquiridos satisfeitos, existem mais a afirmar que raramente a sua opinião, competência e produtividade são tidas em consideração, do que aqueles que afirmam que a sua opinião, competência e produtividade são sempre reconhecidas.

 

Considering that the organisational environment is the plataform where the individual places his projections, his wishes and performs his role (Dejours, 1985) that directly influences the satisfaction and the income of the members of an organisation (Brunet, 1992), the object of this dissertation was to understand, together with AEA (Auxiliaries of Educative Action), if the professional satisfaction of these is influenced by the environment of the college.

The inquiry was quantitative, having as reference the descriptive example, with recourse to the questionnaire as a source of gathering the facts totaling 160 participations. It was carried out in the Secondary Schools of Barlavento Algarve, involving the municipalities of Lagos, Portimão, Lagoa e Silves, as a way of obtaining a diversified population.With the help of statistical tools like Chi-Square Tests, the “Cramer’s V Statistics”, the “Phi” and “Spearman Rank Correlation Coefficient”, it was proceeded with addressing the facts.

The results obtained reveal a feeling of satisfaction with the profession and the college where they work, helping the students to socialize, in a healthy manner is of great importance to the AEA. It was also emphasized the apparent association between professional satisfaction and the relationship with the students, the recognition of work and the wages. It seems also, that the professional dissatisfaction of the AEA is connected to two factors: the wages and the lack of access to courses. Finally, it is important to report that those who were satisfied, there existed more saying that their opinions, competence and productivity are seldom recognised than those who felt they are recognised.