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Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Rev. Lusófona de Educação  n.7 Lisboa  2006

 

Norma Lins Leite (2005)

Leitura recreativa: uma experiência em história em quadrinhos, no romance Menino de Engenho, de José Lins do Rego

Orientação: Prof. Doutor Otávio Machado de Mendonça

Esta dissertação tem o objetivo de evidenciar o processo da leitura entre estudantes do Colégio Motiva e da Escola Estadual “José Lins do Rego”, localizadas, respectivamente, nos municípios de João Pessoa-Pb e Pilar-Pb (Brasil). O interesse básico do trabalho de pesquisa foi tentar traçar um diagnóstico, com base na organização e seleção da informação. Buscou-se com isso descobrir de que modo a escola considera o ato de leitura e como as atividades didáticas são caracterizadas em termos de uma visão democrática, através do prazer da leitura de revistas em quadrinhos. A pesquisa, objeto do presente estudo, considerou a importância da leitura no processo de ensino-aprendizagem no contexto da leitura lúdica, com a finalidade de resgatar a cultura regional/popular, referendando a posição do Nordeste açucareiro, frente às demais regiões do país, com suas características significativamente marcantes na prática da cultura da cana-de-açúcar.

Para a escolha aleatória dos sujeitos entrevistados, como primeiro critério, definiu-se que os alunos estivessem matriculados nas escolas escolhidas para a pesquisa. Entendeu-se uma dimensão representativa da amostragem o universo de doze alunos, sendo seis da escola privada (Colégio Motiva) do município de João Pessoa-Pb e seis da Escola Estadual do município de Pilar-Pb. A faixa etária dos sujeitos situava-se entre 12 a 15 anos. A maioria dos sujeitos da escola estadual pertence à classe média baixa e os da escola privada à classe média.

Em suas respostas sobre os diferentes aspectos de suas experiências com a leitura, os alunos apresentaram elementos significativos. Espera-se, assim, que este trabalho, utilizando texto em quadrinhos como recurso didático, venha possibilitar a construção de uma prática pedagógica onde o livro e o texto devem ser descobertos como objeto de desejo.

 

This dissertation has the purpose of analyzing the reading process among high-school students of Colégio Motiva and State School “José Lins do Rego”, two schools located respectively in the João Pessoa and Pilar municipalities in the state of Paraiba, Brazil. The basic interest of this research work was to try an initial diagnosis as a basis to organize a selection of information in order to try through this procedure, to characterize the pleasure of reading comic books taking into account a democratic point of view.

The research objective of this study considered the importance of reading in the process of reading learning, within the context of reading as a game, with the purpose to ramson the regional and popular cultural production, and emphasize the role of the northeaster sugar came plantation aspects in relation to other brazilian regions with its similarities and differences in national agricultural production.

The research population investigated was made of the high school students of those schools. For the aleatory (casual) choice of the research, subjects should be enrolled in the chosen schools as a main research purpose. It was understood that the representative dimension of the sample should be the universe of both six students belonging to the privative school (Colégio Motiva) and in the state high school “José Lins do Rego”, in the interland of Paraiba. The age of these subjects should vary between 12 and 15 years of age. Most subjects of the state high school belonged to the lower middle class and those of the private school, to the medium class. Concerning the degree of scholarity, these subjects were following the first series of high school.

In their responses about different aspects of their experience with reading, the students presented significant elements. It is then our hope that this method of using comic book texts as a teaching resource would make possible the construction of a teaching practice and that books and texts should be discovered by students as objects of desire.