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Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Rev. Lusófona de Educação  n.7 Lisboa  2006

 

Milton Tavares de Melo Júnior (2005)

Computador: possibilidades e limites do seu uso no processo de aprendizagem do ensino superior

Orientação: Prof.ª Doutora Marisete Fernandes de Lima

Este trabalho apresenta uma pesquisa realizada com oitenta e um professores do ensino superior dos cursos de graduação do Centro Universitário de João Pessoa-UNIPÊ (Brasil). Além de analisar as variáveis sócio-demográficas, o estudo abrange os seguintes temas: atividade docente e prática pedagógica, uso do computador no processo de aprendizagem do ensino superior e noções de conhecimento sobre a ciência da computação.

O objetivo do estudo foi diagnosticar o nível de conhecimento dos professores participantes da pesquisa, com relação às novas tecnologias e sua operacionalidade no processo de ensino-aprendizagem, especificamente do uso do computador como ferramenta do trabalho pedagógico, verificando os limites e possibilidades desse equipamento. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa de natureza quantitativa, do tipo descritiva exploratória. Os dados foram obtidos através de questionário impresso, não identificado, contendo vinte e duas perguntas distribuídas entre fechadas, abertas e de múltipla escolha.

Os resultados revelaram que existe pouca experiência pedagógica e um baixo nível de conhecimento, por parte dos entrevistados, no que diz respeito ao uso do computador no processo de aprendizagem do ensino superior, bem como ao entendimento teórico sobre conceitos básicos de computação. Com base nos resultados de pesquisa, conclui-se que a maior barreira imposta pelo computador no processo de aprendizagem do ensino superior situa-se na falta de conhecimento/domínio do computador por parte dos entrevistados.

 

This work presents a research realised with eighty-one professors of the graduation courses at Centro Universitário de João Pessoa-UNIPÊ (Brazil). Besides analizing the social-demographic variables, this study addresses the following subjects: docent activity and pedagogical practice; the use of the computer in the academic learning process and notions of computer science knowledge.

The goal of this study was to diagnose the level of knowlege of the professors which were interviwed during the research, regarding new technologies and their appliability to the learnig-teaching process, and specifically the use of computer as a tool of the pedagogic activity, verifying the limits and possibilities of this equipment.To do so, a quantitative-natured research of the descriptive-explorative kind was developed. The data were obtained through a set of twenty-two un-identified questions, distributed among open questions, closed questions and mutip!e choice questions.

The results revealed that there is little pedagogical experience and a low level of knowledge by the interviewed, regarding both the use of computer in the academic learning process,and the theoretical understanding of basic computer concepts. On the grounds of the research results, it can be concluded that the biggest barrier imposed by the computer in the academic learning process is the lack of knowledge/ mastering of the computer by the interviewed.