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Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Rev. Lusófona de Educação  n.7 Lisboa  2006

 

Ana Emília Rosa Campos (2005)

Estilo parental percebido e desempenho escolar de adolescentes do Ensino Médio de duas escolas das redes pública e privada da cidade do Salvador (Bahia), Brasil

Orientação: Prof. Doutor Óscar de Sousa

Estudo quantitativo de corte transversal, comparativo, descritivo, onde se buscou identificar o estilo parental combinado relacionado ao desempenho escolar dos alunos de duas escolas.

A população de estudo foi constituída por uma amostra de conveniência de adolescentes, sendo definido como melhor desempenho a média de referência valor > 8,0 e como pior desempenho escolar o valor < 4,0. Para coleta de dados, foram utilizados um questionário demográfico, um quadro de notas auto-relatadas e as escalas de exigência e responsividade parentais.

Em ambas as escolas o estilo parental predominante foi o negligente. Quando associado ao desempenho escolar, os piores rendimentos foram relacionados ao estilo negligente enquanto que para os melhores, o estilo predominante foi o autoritativo. Conclui-se que nestas escolas os estilos parentais ultrapassam barreiras socioeconómicas quanto ao desempenho escolar, e que os pais que mantêm níveis altos de responsividade e exigência com seus filhos, estes obtêm melhor rendimento, enquanto que aqueles pais que têm esses níveis baixos, o rendimento é pior. Este estudo demonstrou que os pais de adolescentes que mantêm um equilibro efetivo entre a afetividade e monitoramento criam condições para que seus filhos obtenham um melhor rendimento escolar, diferentemente daqueles pais que não conseguem este equilíbrio.

 

A quantitative, comparative, descriptive study of cut traverse, where it was looked for to identify the combined parental style related to the students’ school acting in two schools.

The study population was constituted by a sample of adolescents convenience, being defined as better acting the average of reference value > 8,0 and how worse school acting the value < 4,0. For collection of data, a demographic nquestionnaire, a picture of solemnity-told notes and the demand scales and responsivity were used parenting.

!n both schools the predominant parental style was the negligent. When associate to the school acting, the worst incomes were related to the negligent style while for the best, the predominant style was the authoritative. It is ended that in these schools the parental styles cross socioeconomic barriers as for the school acting, and that the parents that maintain high levels of responsivity and demand with their children, these obtain better income, while those parents that have those low levels, the income is worse. This study demonstrated that the adolescents’ parents that maintain an effective balance between the affectivity and watching, they create conditions so that their children obtain a better school income, differently of those parents that don’t get this balance.