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Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Rev. Lusófona de Educação  n.7 Lisboa  2006

 

Ensino Profissional de Jovens

Um Percurso Escolar Diferente para a (Re)Construção de Projectos de Vida

Maria Helena Madeira *

Este artigo insere-se na temática do ensino profissional inicial e pretende analisar os motivos e os condicionalismos presentes nas opções dos jovens por esta via de formação.O estudo incidiu sobre duas modalidades de ensino profissional: o sistema aprendizagem e as escolas profissionais. Entre as razões apontadas pelos alunos, que os levaram a optar pelo ensino profissional, destaca-se a preocupação em obter uma qualificação que facilite a sua inserção no mercado de trabalho, aliando uma formação qualificada a uma experiência concreta de trabalho através do estágio.A satisfação demonstrada pelos jovens pareceu estar relacionada com o sucesso obtido,com a aquisição de conhecimentos necessários para o desempenho da profissãoecoma experiênciaadquirida,permitindoaalgunsalunos uma reconciliação com a escola e a (re)construção de projectos de vida.

Palavras-chave: ensino profissional, formação qualificada, competências, insucesso escolar.

 

Training Education of the Students A different teaching process towards the (re)construction of projects of life

This study is about Initial Professional Education and it is intended to analyze the reasons and conditioning factors perceived by young people that took them to choose this way of education.The study considered two possible ways for professional education in Portugal: the Learning System (called Sistema Aprendizagem) and Professional Schools. Among the reasons pointed out by the students for choosing professional education, emerges the concern in obtaining a qualification that could facilitate their insertion in the labor market, combining a qualified education with skills obtained from real work experience during practical apprenticeship training. The welfare exhibited by young people seemed to be related with the achieved success, with the acquisition of the necessary knowledge for working on the chose profession, allowing some of the students to reconcile themselves with school and to (re)construct plans for their lives.

 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

Referências Bibliográficas

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* Professora do ensino secundário e mestre em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades eTecnologias.

helena.madeira@netcabo.pt