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Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Rev. Lusófona de Educação  n.7 Lisboa  2006

 

Rede das Instituições de Ensino Superior nos Países da União Europeia

 

Vítor P. Crespo *

Estuda-se a densidade do número de instituições de ensino superior nos vários países da União Europeia. Calcula-se o número de instituições por milhão de habitantes distribuídos por três grupos de países:os grandes,os médios e os de pequena dimensão.Faz-se uma apreciação compreendendo as várias tipologias das instituições de ensino superior públicas e privadas, universitárias e não universitárias (incluindo escolas monodisciplinares).

Verifica-se que nos países com uma dimensão significativa o quociente do número de estabelecimentos por milhão de habitantes é essencialmente idêntico, exceptuando o caso português, onde os correspondentes valores são significativamente maiores, especialmente no subsistema não universitário.

Faz-se referência à juventude relativa de muitas das instituições portuguesas de ensino superior, o que pode explicar algumas das suas actuais dificuldades.

Verifica-se que na maioria dos países europeus existe um sector de ensino particular e observa-se que é relativamente deficiente o grau de excelência das instituições portuguesas.Sugerem-se alguns processos que possam contribuir para uma maior racionalização da rede portuguesa do ensino superior.

Palavras-chave: rankings, sistema educativo, estudos comparativos, Processo de Bolonha, educação superior, graus académicos.

 

Universities and Other Institutions of Higher Education in European Countries

The number of Higher Education institutions in the different countries in Europe is analysed. It is calculated the number of institutions per million of habitants. To increase the degree of comparability, the European countries are separated in tree groups: the large, the medium and the small size countries.

In general are considered the various types of institutions – public and private, universities and other institutions of higher learning.

The institutions/population ratios are very similar for the institutions of the same size group, with the exception of the Portuguese non university sector. One of the reasons for such behaviour can be found on the youth, and the historical context of the creation of these institutions.

It is referred that the universities in Portugal rank low in excellence comparatively with what happens in a great number of other European countries

Some criteria that may be used to bypass the singularity of the Portuguese higher education network are advanced.

Key words: rankings; educational systems; comparative studies; Bologna process; Higher Education; academic degrees.

 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

Notas e referências

1 World List of Universities and Other Institutions of Higher Education – 24ª edição – International Association of Universities and UNESCO – 2004

2 Os dados referidos neste texto referem-se a anos próximos de 2003 (mais ou menos 2).

3 Key Data on Education in Europe 2005 – Eurydice – Ano 2000

4 Públicas e Não públicas

5 www.bmbf.de e www.hkr.de

6 www.mec.es e www.crue.es

7 www.education.gouv.fr e www.cpu.fr

8 www.minocw.nl e www.vsnu.nl

9 www.miur.it e www.crui.it

10 www.menis.gov.pl e www.krasp.org.pl

11 www.universitiesuk.ac.uk

12 Apenas Universidades.

13 www.bmbwk.gv.at

14 www.cref.be e www.ciuf.be

15 www.vlir.be

16 www.ypepth.gr

17 www.om.hu

18 Guias da Candidatura de Acesso ao Ensino Superior – Público e Particular e Cooperativo e Universidade Católica Portuguesa – Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior 2004.

19 www.msmt.cz

20 www.hsv.se

21 www.rks.dk e www.uvm.dk

22 www.mszs.si

23 www.rectors-council.helsinki.fi e www.arene.fi

24 www.chiu.ie e www.hea.ie e www.irlgov.ie

25 www.aip.lv

26 www.mokslas.lt

27 www.uips.sk

28 No relatório dos examinadores da OECD de Setembro de 2004 escreve-se: “the urgent need to modernize and rationalize the higher education system after a period when institutions have concentrated on very rapid growth so as to ensure that the system and the institutions are managed to achieve full effectiveness and value for money”.

29 The Uses of the University – Clark Kerr – Harvard University Press -1964.

30 Malcolm Grant – The Future of the University of London: a Discussion Paper from the Provost of UCL – Março 2005.

31 Consideram-se aqui as escolas universitárias militares e da polícia, independentemente da idade das suas criações.

32 Dados de The Times Higher Education Supplement – Outubro 7, 14, 21 e 28 (2005).

33 Referência anterior.

34 No caso da Alemanha estamos apenas a considerar as escolas privadas aprovadas pelo Estado, excluindo as escolas da Igreja, que tem uma dimensão semelhante.

35 Os novos públicos iriam certamente fazer aumentar o grau de qualificação da população activa, particularmente a mais idosa.Seria uma evolução muito vantajosa.Temos,porém,dúvidas,cimentadas na experiência e cultura que o volume das pessoas envolvidas tenha uma expressão significativa.

36 Referência 3.

37 Tendo, particularmente, em conta a exiguidade do número de doutores e mestres.

38 Aceita-se que estas sugestões possam levar à condensação – logo diminuição – do número de instituições.

 

* Universidade de Coimbra. Ministro da Educação entre 1979 e 1982. E-mail: vcrespo@kqnet.pt