SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número6O Curso de Formação Feminina na Escola industrial e Comercial de Évora (1948-1973). Um contributo para o estudo do ensino técnico femininoSintomas de stress em professores das primeiras séries do Ensino Fundamental. Um estudo exploratório índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Rev. Lusófona de Educação  n.6 Lisboa  2005

 

Luiz Hermínio do Nascimento (2005)

Programa de Formação Continuada: análise das implicações pedagógicas na prática docente

Orientação: Prof. Doutor Otávio Machado Lopes de Mendonça

Esta pesquisa tem como objeto de estudo a formação continuada para melhoria da prática docente. Investigar até que ponto essa formação gera mudanças no desempenho do professor constitui uma das questões de pesquisa. Utilizaram-se, como universo para o pretendido, escolas da rede pública estadual do ensino fundamental no Município de João Pessoa/PB-Brasil, pertencentes ao Centro Paraibano de Educação Solidária-CEPES. Objectiva com esta investigação a opinião dos professores se o programa de formação continuada gerou mudanças nas suas práticas pedagógicas e em que domínios ocorreram essas mudanças. Os colaboradores da pesquisa foram 20 professores de 1.ª a 4.ª séries do ensino fundamental. A partir da utilização de um questionário com perguntas fechadas e semi-estruturadas, obteve-se a coleta de dados cujos resultados conduziram às discussões em torno das contribuições do referido programa. Tomaram-se, como aporte para as análises dos resultados, as investigações de estudiosos voltadas para essa questão tais como Nóvoa, Vera Candau, entre outros. Os dados obtidos destacam, entre as contribuições advindas do Programa de Formação Continuada, a melhoria da prática pedagógica com o percentual de 25%, integração do grupo, com 10%, esse mesmo percentual para o crescimento pessoal e intelectual. Num percentual de 50% das respostas dadas, verificou-se que houve evidências de contribuições advindas do referido programa. Tal resultado parece deixar claro que o Programa de Formação Continuada, embora de forma incipiente, atinge os seus propósitos no tocante a contribuir para a qualificação e melhoria da prática docente no universo pesquisado.

 

This research has as study object the continuous training for improvement of the educational practice. To investigate to what extent that formation generated changes in the teacher’s acting it constitutes one of the research subjects. They were used, as universe for the intended, schools of the state public net of João Pessoa-PB-Brazil’s teaching fundamental municipal district, belonging to the Centro Paraibano of Education Solidary-CEPES. With this investigation the aim is to know about the teachers whether the Program of Continuous Training generated changes in their pedagogic practices and in what domains those changes happened. The collaborators of the research were 20 teachers from 1st to 4th series of the fundamental teaching. Starting from the use of a questionnaire with closed and semi-structured questions, it was obtained the collection of data whose results led to the discussions around the contributions of the referred program. They were taken, as contribution for the analyses of the results, the specialists’ investigations gone back to that subject such as, like Nóvoa, Vera Candau, among others. The obtained data highlight, among the contributions advindas of the Program of Continuous Formation, the improvement of the pedagogic practice with the percentile of 25%, integration of the group, with 10%, that same percentile for the personal and intellectual growth. In a percentile of 50% of the given answers, it was verified that there were evidences of contributions advindas of the referred program. Such a result seems to leave clear that the program of continuous training, although in an incipient way, it reaches its purposes concerning the contribution for the qualification and improvement of the educational practice in the researched universe.