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Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Rev. Lusófona de Educação  n.6 Lisboa  2005

 

Delma Veloso Diniz (2005)

Uma leitura da prática docente: formação “in loco” no Estado da Bahia

Orientação: Prof.ª Doutora Edna Gusmão de Góes Brennand

A universalidade do acesso à escola pública, em curto espaço de tempo, gerou a consequente necessidade de mais docentes, os quais, segundo as avaliações institucionais, não conseguem promover um ensino de qualidade. Diante desse fato; o Governo do Estado da Bahia implantou o Programa Educar para Vencer, composto por seis projectos educacionais, destacando-se o de Regularização do Fluxo Escolar de 5.a a 8.a Séries, numa tentativa de corrigir os altos índices de distorção idade/série e melhorar a qualidade do ensino publico. Para isso, fez-se necessário adoptar uma política de formação continuada em serviço para os docentes, tentando minimizar e/ou corrigir as falhas decorrentes da má formação profissional. Essa problematização permitiu a elaboração deste trabalho, que objectivou identificar as possíveis mudanças ocorridas na prática pedagógica e postura profissional dos docentes. Pesquisar, analisar e refletir sobre essa alternativa pedagógica nos permitiu identificar os avanços alcançados pelos docentes e os passos futuros dessa modalidade de capacitação. Para isso, recorremos à fundamentação teórica ancorada à formação docente dos autores John Dewey, Bourdieu, Giroux, Paulo Freire, António Nóvoa, entre outros. A pesquisa empírica foi realizada com dez docentes, que atuam nas classes da capital e do interior do Estado da Bahia, através de entrevistas semi-estruturadas, análise documental e observação das capacidades, que forneceram subsídios relevantes para responder à seguinte questão: Como os docentes vêem a continuidade da sua formação através da modalidade da capacitação presencial em serviço?

 

The universality of the access to a public school, in a short period of time, provoked the necessity of more teachers, who according to the institutional evaluations could not promote a qualified teaching. Because of this, the Government of the state of Bahia implanted the Educate to Win Program. This program is composed of six educational projects, but the most important one is the Project of Regularization of the School Fluxe from 5th to 8th grades in an attempt to correct the high level of distortion of age/grade and improve the quality of the public teaching trying to minimize and/or correct the mistakes of the bad professional graduation. It was necessary to adopt a program of continued learning to the teachers, so they can work and study at the same time. This analysis permitted the elaboration of this work and its objective was identifying the possible changes that occured in the pedagogic practice and in the professional posture of the teachers. Searching, analyzing and reflecting about this pedagogic alternative permitted to identify the progress reached by the teachers and the next steps of this kind of learning. We went over the theoretical research based on the knowledge given by the authors John Dewey, Bourdieu, Giroux, Paulo Freire, António Nóvoa, among others. The empirical research was made with ten teachers that work with groups from the town and the country of Bahia, through semi-structured surveys, documentary analysis and observation of the learning, that provided supplementary information to answer this question: How do the teachers see the continuity of their graduation through the kind of learning presented nowadays?