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Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Rev. Lusófona de Educação  n.6 Lisboa  2005

 

Ana Aparecida Franco Simon (2005)

A avaliação do rendimento escolar. Um estudo sobre as conseqüências de um Programa de Avaliação centrado em testes padronizados no Estado do Paraná

Orientação: Prof. Doutor José B. Duarte

Este estudo analisou as concepções dos docentes das escolas públicas Estaduais do Estado do Paraná a respeito dos objectivos da Avaliação do Rendimento Escolar AVA/PR-2002 e de suas implicações para a prática pedagógica. O estudo foi analisado a partir de “categorias definidas: Programa de Avaliação do Rendimento Escolar AVA/ PR-2002, Resultados obtidos pela Avaliação GO Rendimento Escolar AVA/PR-2002, Ações pedagógicas propostas após a divulgação dos resultados do AVA/PR-2002 e significado dos testes padronizados do AVA/ PR-2002”. A metodologia para o desenvolvimento da pesquisa foi de cunho qualitativo, em função do problema que se investigou e das questões e objectivos que orientaram a investigação. Os pressupostos que - orientaram a opção pela pesquisa qualitativa prenderam- se ao fato de que o estudo fundamentalmente consiste em uma investigação de carácter descritivo, através do registro de dados colectados durante o processo de investigação por meio da pesquisa de campo, junto à população alvo. A pesquisa foi realizada em cinco escolas públicas estaduais de Ensino Fundamental, localizadas no município de Curitiba - Estado do Paraná, que apresentaram baixo índice de desempenho escolar na Avaliação do Rendimento Escolar por testes padronizados AVA/PR-2002. A população pesquisada constituiu-se de catorze docentes de 4.a e 8.a séries do Ensino Fundamental e de uma Directora Geral de uma das escolas pesquisadas. Através da análise dos dados constatou-se que os objectivos da Avaliação do Rendimento Escolar por testes padronizados AVA/PR-2002 não foram cumpridos em sua totalidade, ou seja, a Secretaria de Estado da Educação (SEED), órgão responsável pela aplicação da avaliação, não forneceu às equipes técnicopedagógicas das escolas, subsídios para que disponibilizassem condições de articular os resultados da avaliação com o planeamento escolar; não capacitou os professores e não estabeleceu metas para que cada escola promovesse o desenvolvimento da cultura da avaliação, a qual deve estar direccionada para a melhoria da qualidade de ensino do Sistema Educacional. Consequentemente, não houve alterações significativas na prática pedagógica. Conclui-se com o estudo, que a Avaliação do Rendimento Escolar por testes padronizados contradiz a autonomia da escola, é controlada pelo Estado, é classificatória e visa somente resultados.

 

This study is related to state school teachers’ understanding about the goals of the scholastic yield evaluation in the state of Paraná, which is named AVA/PR-2002 programme, and the consequences for pedagogical practice. The study is based on defined topics: scholastic yield evaluation AVA/PR-2002 programme, results in connection with scholastic yield evaluation AVA/PR-2002, pedagogical steps - which were proposed after the publication of AVA/PR-2002 results and the real sense of standardized tests of AVA/PR - 2002. The methodology used for research was bound up with qualitative features in view of the problem that was investigated as well as the question related to. The reason why the qualitative research was adopted is that the study is essentially an investigation of descriptive nature. Such investigation was based on data garnered by means of statistical research among the target population. The research was carried out in five state schools, all of which provide elementary education in Curitiba (State of Paraná) and performed badly during the scholastic yield evaluation for standardized AVA/PR-2002 tests. The target population comprises fourteen teachers of 4th and 8th grades in elementary education as well as one principal in charge of one researched school. Through the data in reference, it was verified that the goals of scholastic yield evaluation for AVA/PR-2002 standardized tests had not been accomplished in their totality, i.e., the SEED-Secretaria de Estado da Educação, which represents the government body in charge of the evaluation, has failed to supply pedagogical staff with means to set up a linkage between the outcome of the evaluation and scholastic plans. In addition, the Secretaria de Estado da Educação (SEED) has failed to provide the teachers with training and no goal has been set up in order to encourage the spirit of evaluation, which should be focused on permanent improvement of the quality in the educational system. As a result, there was no significant change in pedagogical practice. The study concluded that the scholastic yield evaluation by making use of standardized tests in conflicting to school’s autonomy, which is controlled by the States. As a matter of fact, the scholastic yield evaluation aims only for an increase in the statistics for the educational system. The quality of the educational system has been neglected.