SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número6O que as situações de deficiência e a educação inclusiva "dizem" às Ciências da EducaçãoEncobrimentos e emergências pedagógicas na América Latina índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Rev. Lusófona de Educação  n.6 Lisboa  2005

 

 

Educação crítica e desenvolvimento de uma cidadania multi-étnica. Uma perspectiva da Europa do sul

Peter Mayo*

Este artigo centra-se na problemática da multi-etnicidade na Europa do Sul. A sua importância decorre dessa realidade que é a imigração, uma característica das mudanças demográficas verificadas nesta parte do mundo, que coloca significativos desafios a uma pedagogia crítica inspirada em Freire. Um certo número de desafios são sublinhados e, a partir dos escritos de Freire, deriva para uma pedagogia crítica que coloca a ênfase no diálogo religioso e inter-étnico e na compreensão intercultural.

 

Critical education and the development of a multi-ethnic citizenship. A Southern European perspective

This paper focuses on the issue of multi-ethnicity in Southern Europe. Its importance stems from the reality which is immigration, a consequence of the demographic changes in this area of the world, which poses sig-nificant challenges to a Freire-inspired critical education. A number of challenges are highlighted and, based on writings by Freire, it moves towards a critical pedagogy that stresses the religious and inter-ethnic dialogue and the inter-cultural understanding.

 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

 

 

Referências bibliográficas

Apitzsch, U. (1995). Razzismo ed Atteggiamenti Verso gli Immigrati Stranieri. Il Caso della Republica Federal Tedesca. Quaderni dei Nuovi Annali, University of Messina, 33.

Borg, C. & Mayo, P. (2002).Towards an Ant-iracist Agenda in Education.The case of Malta. World Studies in Education, 2 (2), 47-64.

        [ Links ]

Elsheikh, M.(1999). Le omissioni della cultural italiana. In I.Siggillino (Ed.). L’Islam nella Scuola. Milano: Editore FrancoAngeli.

Fannon, F. (1963). The Wretched of the Earth. New York: Grove Press Inc.

Fondazione Laboratorio Mediterraneo (Ed.) (1997). Obietivv e Mezzi per il partenariato Euromediterraneo. Il Forum Civile Euromed. Naples: Magma.

Freire, P. (1999). A Educação na cidade. S. Paulo: Cortez Editora.

Freire, P. (2003) (11ª ed). Pedagogia da Esperança. Um reencontro com a pedagogia do oprimido. São Paulo: Editora Paz e Terra.

Freire, P. (2004) (29ªed.) Pedagogia da Autonomia. Sabres necessários à prática educativa. São Paulo: Editora Paz e Terra.

Giroux, H. (1992). Border Crossings, Cultural Workers and the Politics of Education. New York e London: Routledge.

Malabotta, M.R. (2002). Education for a Multicultural Italy. Journal of Postcolonial Education, vol.1,nº 2,69-79.

Mayo, P. (1999). Towards a Critical Multiculturalism in the Mediterranean. Reflections on the Conference: Il Mareche Unisce. Scuola, Europa e Mediterraneo. Mediterranean Journal of Educational Studies, 4 (1), 117-122.

O’Cadiz, P.; Wong, P.L. & Torres, C.A. (1998). Education and democracy. Paulo Freire, Social Movements and Educational Reform in São Paulo. Boulder:Westview Press.

Said, E. (1978). Orientalism. New York: Random House.

Saul, A.M. (1995). Municipal Educational Policy in the city of São Paulo, Brazil (1988-1991). In C.A.Torres (Ed.). Education and Social Change in Latin America. Melbourne: James Nicholas Publishers.

Torres,C.A.(1994). Paulo Freire as Secretary of Educationinthe Municipality of S.Paulo. Comparative Education Review, 38,181-214.

 

 

*Professor da Universidade de Malta.

Correspondência

University of Malta Msida MSD 06 MALTA

Email: peter.mayo@um.edu.