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Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Rev. Lusófona de Educação  n.6 Lisboa  2005

 

O que as situações de deficiência e a educação inclusiva “dizem” às Ciências da Educação

Charles Gardou* & Michel Develay**

 

Partindo do questionamento sobre a pertinência de constituir as situações de deficiência e a educação inclusiva objecto de investigação das Ciências da Educação, os autores fazem uma caminhada através da História da Educação, pondo a descoberto o tesouro patrimonial legado por aqueles que, em circunstâncias de grande adversidade, souberam fazer a ruptura e educar os excluídos do sistema.

Consideram que as Ciências da Educação são o lugar certo para fazer investigação neste âmbito, por razões de ordem desenvolvimental e antropológica, para que perdurem as ciências da educação e por uma justificação fundamental, a da aposta nas relações entre a acção e o conhecimento.

Concluem, afirmando que as situações de deficiência e a educação inclusiva encerram em si próprias o maior segredo para ter sucesso no acompanhamento e na educação: recusar os determinismos.

 

What instances of handicap and the inclusive education “tell” Educational Sciences

Based on the discussion concerning the relevance of making situations of handicap and the inclusive education a topic for inves-tigation by Educational Sciences, the authors cover the History of Education, unearthing the treasure bequeathed by those who, at times of great adversity, were able to make a difference by educating those excluded by the system.

They argue that the Educational Sciences constitute the right place to conduct rese-arch in this area, due to developmental and anthropological reasons, so that the educa-tional sciences prevail for one fundamental reason, that of the wager on the relationship between action and knowledge.

They conclude by stating that the situa-tions of handicap and the inclusive educa-tion hold the biggest secret for the success in monitoring and education: the refusal of determinisms.

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

 

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* Professor da Universidade Lumière Lyon 2. Director do Institut des Sciences et Pratiques d’Education et de Formation (I.S.P.E.F.) e Presidente de Reliance, Collectif de recherche sur les situations de handicap, l’éducation et les sociétés. Presidente, com Julia Kristeva, do Conselho Nacional Francês «Handicap : sensibiliser, informer, former », http://crhes.free.fr

** Professor da Universidade Lumière Lyon 2. Responsável pelo Mestrado em Investigação, especialidade «Sciences et pratiques de l’éducation et de la formation ».

 

Correspondência

ISPEF Campus Berges du Rhône 16 Quai Claude Bernard 69365 Lyon cedex 07

Email: charles.gardou@univ-lyon2.fr; develay@univ-lyon2.fr