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Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Rev. Lusófona de Educação  n.5 Lisboa  2005

 

Tatiana Gordilho Britto (2004)

Construção de uma trilha como perspectiva de novas oportunidades no contexto social: análise de Projeto de Regularização de Fluxo Escolar implantado no Estado da Bahia

Orientação:

Prof.ª Doutora Edna Gusmão de Góes Brennand

 

Este trabalho tem por objetivo realizar a análise do Projeto de Regularização do Fluxo Escolar de 5.a a 8.a séries como uma intervenção no sistema educacional no Estado da Bahia (Brasil), direcionado aos alunos em defasagem idade/série, e seu impacto sobre estes atores sociais. A pesquisa permitiu, através das informações referentes aos anos de 2000 e 2001, buscar responder à questão central do problema: Um programa de aceleração do ensino-aprendizagem é uma estratégia importante para minimizar os problemas de insucesso escolar?

A metodologia, através das abordagens qualitativa e quantitativa, contribuiu para a compreensão aprofundada do objeto do estudo. Foram realizadas análise documental e aplicação de entrevistas semi-estruturadas numa amostra não-probabilística em sujeitos da comunidade escolar no Município de Guaratinga, localizado no Extremo Sul da Bahia. Como aparte teórico foram trabalhados: o estudo das políticas educacionais brasileiras (PLANK, 2001), a Pedagogia do Sucesso {OLIVEIRA, 2001; 2000) e a conceituacão do fracasso escolar (BOSSA, 2002).

A contribuição deste trabalho é subsidiar aos implementadores de políticas, através do resultado do impacto de ações adotadas numa reforma educacional, visando assegurar a eficácia na implantação de novas políticas educativas.

 

 

The building of a road as a perspective for new opportunities within the social context: analysing the Project for Regulating the School Flow

The purpose of this work is to analyze the Project for Regulating the School Flow from 5th to 8th grades as an intervention in the educational system in the state of Bahia (Brazil), aimed at pupils with an age/grade imbalance, and its impact on these social actors. Through the information concerning the years 2000 and 2001, the research permitted to seek the answer for the problem’s main question: Does a program centred on the acceleration of the teaching-learning process constitute an important strategy to minimize the problems of academic failure?

The methodology, through qualitative and quantitative approaches, has contributed to the deep understanding of the study’s object. Documentary analysis and application of half-structured interviews in a non-probabilistic sample took place with citizens from the school community of Guaratinga, located in the Extreme South of Bahia. Theoretical support was taken from: the study of Brazilian educational policies {PLANK, 2001), the Pedagogy of Success (OLIVEIRA, 2001; 2000) and the Conceptualisation of School Failure (BOSSA, 2002).

The contribution of this work is to assist those who implement educational policies through the result of the impact of the adopted actions in an educational reform, aiming to ensure the effectiveness In the implementation of new educational policies.