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Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Rev. Lusófona de Educação  n.5 Lisboa  2005

 

Idalina de Jesus Serra Maçãs da Silva (2004).

Escola, professores e cidadania. Concepções e práticas

Orientação:

Prof. Doutor Óscar C. de Sousa

 

Neste trabalho pretende-se desocultar a problemática que envolve a construção da cidadania e a forma como os professores, por via da escola, podem dar o seu contributo. Conscientes da polissemia que o próprio conceito de cidadania carrega, a autora direccionou o estudo para uma via pedagógica buscando testemunhos diversos, não se fixando numa só via paradigmática.

Para a realização do trabalho empírico, foi seleccionado o grupo de professores do Agrupamento de Escolas do concelho de Constância no sentido de os auscultar através de um inquérito, relativamente à forma como concebem a construção da cidadania e como desenvolvem as suas práticas de modo a promover o seu exercício efectivo junto dos alunos. E porque o Projecto Educativo do Agrupamento é um instrumento orientador por excelência, procedeu-se igualmente à sua análise ainda que de forma breve, a fim de identificar as preocupações manifestadas pelos seus protagonistas relativamente à formação de alunos cidadãos.

Os resultados encontrados indicam que os docentes reconhecem a importância da educação para a cidadania e assumem essa tarefa na sua acção educativa diária.

 

 

School, teachers and citizenship. Concept and action

This work aims to reveal the problem concerning the construction of citizenship and the way teachers, through school, can give their contribute.

Conscious of the polysemy around the concept of citizenship itself, the study was carried out following a pedagogical perspective, searching for different opinions, rather than clinging to a single paradigmatic way.

For the realization of the empirical work, a group of teachers was selected from the Group of Schools of the municipality of Constância with a view to listening to them through an enquiry about the way they perceive the construction of citizenship and how they develop their practices so as to promote its effective application amongst students.

And because the Group’s Educational Project is a seminal guiding instrument, it was also analysed, though only superficially, in order to identify the concerns expressed by its protagonists, concerning to the formation of students as citizens. The result found shows that teachers recognize the significance of the education for citizenship and undertake that task, in their daily educational action.