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Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Rev. Lusófona de Educação  n.5 Lisboa  2005

 

Os missionários da educação e o Instituto Ponte Nova da Bahia

Ester Fraga Villas-Bôas Carvalho do Nascimento1

 

Durante cem anos – 1871 a 1971 – os missionários da Missão Central do Brasil, vinculados à Igreja Presbiteriana do Norte dos Estados Unidos (PCUSA), partindo da Bahia, organizaram igrejas, escolas e hospitais em sua área de jurisdição – Sergipe, Mato Grosso, Goiás e norte de Minas Gerais. Verificando a realidade do hinterland brasileiro, William Alfred Waddell propôs um novo tipo de instituição educacional, distinta do modelo do Mackenzie College, de São Paulo: uma escola secundária rural, que ofereceria os cursos normal, preparatório de pastores, auxiliar de enfermagem e técnico agrícola. O IPN, como ficou conhecido o Instituto Ponte Nova, foi fundado pela Missão em 1906, a qual organizou e subsidiou até 1971, além da escola, uma igreja e uma escola de auxiliar de enfermagem, a primeira escola do gênero na Bahia, ao lado do Grace Memorial Hospital.

O sucesso daquele complexo institucional, integrando religião, educação e saúde, levou a Missão a o rganizar um projeto denominado “Escolas Ponte Nova”.

Em 1926, a Missão já tinha aberto no território de sua jurisdição, sete escolas naquele modelo proposto e quatro hospitais.

 

 

Education Missionaries and the Instituto Ponte Nova in Bahia

Over one hundred years 1871 to 1971 – the missionaries of Brazil’s Central Mission, who belonged to the Presbyterian Church of the North of the United States (PCUSA), left Bahia and organised churches, schools and hospitals in their area of influence – Segipe, Mato Grosso, Goiás and north Minas Gerais. Having analysed the reality of the Brazilian hinterland, William Alfred Waddell proposed a new kind of educational institution, different from the São Paulo Mackenzie College: a rural secondary school offering courses for primary school teachers, for pastors, for assistant nurses and agrarian technicians. IPN, as the Instituto Ponte Nova came to be known, was established by the Mission in 1906, which organised and sponsored, apart from the school, a church and a school for assistant nurses, the first of its kind in Bahia, beside the Grace Memorial Hospital. The success of that institutional complex, integrating religion, education and health, led the Mission to organise a project named “Escolas Ponte Nova” [Ponte Nova Schools]. In 1926 the Mission had already opened seven schools following the proposed model and four hospitals in the area under their jurisdiction. In 1926, there existed agricultural schools in Buriti and Cáceres - Mato Grosso; Jataí and Planaltina - Goiás. In this city, a hospital was built. In Rio Verde, Goiás, a school of nursing and a hospital had been organized. In Araguaia, Mato Grosso, a hospital hospital was built and in Anápolis, Goiás, apart from the school, a hospital was built.

 

 

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Referências Bibliográficas

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Instituto Ponte Nova. Livro de Registro de Pontos/Matrícula, 1911-1925. Arquivo do IPN. Wagner: Bahia.

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Instituto Ponte Nova. Documento sobre Imposto de Renda de Imóveis Rurais, 31/03/1936, nº 810. Arquivo do IPN. Wagner: Bahia.

Instituto Ponte Nova. Boletim de Informação do Serviço de Estatística da Educação e Saúde da Bahia. Anos 1933, 1938, 1939. Arquivo do IPN. Wagner: Bahia.

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ENTREVISTAS

Entrevista concedida por Neemias Alexandre da Silva. Wagner, 05/02/2002.

Entrevista concedida por Raymundo Passos dos Santos. Wagner, 07/02/02.

Entrevista concedida por Elias Lima Lessa. Aracaju, 02/01/02.

 

 

1Doutoranda da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo.

Correspondência

Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação, História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

ester.fraga@uol.com.br