SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número5Reconfigurações do Estado e da Educação: Novas Instituições e Processos EducativosA narratividade educativa na 1ª fase da governação de Oliveira Salazar. A voz das mulheres na Assembleia Nacional portuguesa (1935-1945) índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Rev. Lusófona de Educação  n.5 Lisboa  2005

 

Contributos para o debate teórico sobre o desenvolvimento local: Um ensaio baseado em experiências investigativas

António Fragoso*

 

Neste artigo temos a intenção principal de apresentar uma discussão acerca de oito pontos distintos sobre o desenvolvimento local. Estes pontos não abordam aquelas que são as características básicas do desenvolvimento local, ou outros que poderíamos considerar numa discussão substantiva do campo. A intenção é basear-nos na nossa experiência de investigação e realçar as questões que achamos mais importantes, desenvolver uma argumentação sobre algumas linhas de orientação exploratórias e, ainda, apontar algumas direcções para futuras linhas de investigação.

 

 

Promoting the theoretical debate on local development: an essay built on research experience

In this paper we intend to present a debate on eight different issues concerning local development. These do not refer to the basic characteristics of local development, or other themes that we would integrate in a substantive discussion of the field. On he contrary, we intend to depart from our research experience and stress the issues that we feel as more important, develop arguments on some exploratory guidelines and, finally, to point out some directions towards future researches to be done.

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

 

Referências

Albino, J. C., & Leão, L. (1997). Desenvolver Desenvolvendo. Práticas e Pistas para o Desenvolvimento Local no Alentejo. Messejana: ESDIME.        [ Links ]

Barreto, A. (2000). Portugal e a Europa: quatro décadas. In António Barreto (org.), A Situação Social em Portugal 1960-1999, vol. II (pp. 37-75). Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais.

Barreto, A., & Preto, C. V. (2000). Indicadores Sociais: Portugal, 1960-2000. In António Barreto (org.), A Situação Social em Portugal 1960-1999, vol. II (pp. 77-248). Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais.

Bauman, Z. (1998). Globalisation. The human consequences. Cambridge: Polity Press.

Brandão, C. R. (1985). Estructuras sociales de reproducción del saber popular. In Isabel Hernández (comp.), Saber Popular y Educación en América Latina (pp. 67-102). Buenos Aires: Ediciones Búsqueda-Ceaal.

Fals-Borda, O. (1980). Science and the common people. In Thord Erasmie (ed.), Adult Education II. Research for the People, research by the People. An introduction to Participatory Research (pp. 39-66). Linköping: University of Linköping.

Fals-Borda, O. (1991). Some Basic Ingredients. In Orlando Fals-Borda & Muhammad Anisur Rahman (eds.), Action and Knowledge. Breaking the Monopoly with Participatory Action-Research (pp. 3-12). New York: The Apex Press.

Fals-Borda, O. (1992). La ciencia y el pueblo: nuevas reflexiones. In María C. Salazar (ed.), La investigación-acción participativa. Inicios y desarrollos (pp. 65-84). Madrid: Editorial Popular.

Fals-Borda, O. (2001). Participatory (Action) Research in Social Theory: Origins and Challenges. In Peter Reason & Hilary Bradbury (eds.), Handbook of Action Research. Participative Inquiry and Practice (pp. 27-37). London: Sage Publications.

Ferreira, V. (1993). Padrões de segregação das mulheres no emprego. In Boaventura de Sousa Santos (org.), Portugal: um retrato singular (pp. 233-257). Porto: Edições Afrontamento.

Fragoso, A. (2001). Investigación Participativa en la Sierra Algarvía: el caso de la intervención socioeducativa en Cachopo. Sevilla: Universidad de Sevilla. (Tese para obtenção da “suficiencia investigadora”)

Fragoso, A. (2004a). Formación e Inserción Profesional: análisis de cinco cuestiones desde la investigación, Diálogos. (no prelo)

Fragoso, A. (2004b). Investigando em rede no desenvolvimento local: um estudo de casos. Comunicação apresentada ao V Congresso Português de Sociologia, Braga, 12 a 15 de Maio.

Fragoso, A., & Lucio-Villegas, E. (2001). Local development and social change: some reflections on an ongoing research. In Maria Helena Antunes & Iolanda C. Galinha (orgs.), Wider Benefits of Learning: understanding and monitoring the consequences of adult learning (pp. 197-201). Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.

Fragoso, A., & Lucio-Villegas, E. (2004). “The Continuous Restart”: a case study on young adults of societies in fast transition. In Darlene E. Clover (ed.), Adult Education for Democracy, Social Justice, and a Culture of Peace (pp. 160-165). Victoria: University of Victoria.

Gabarrón, L. R., & Hernández Landa, L. (1994). Investigación Participativa. Madrid: Centro de Investigaciones Sociológicas.

Galaskiewicz, J., & Wasserman, S. (1994). Introduction: Advances in the Social and Behavorial Sciencies From Social Network Analysis. In Stanley Wasserman & Joseph Galaskiewicz (eds.), Advances in Social Network Analysis. Research in the Social and Behavorial Sciences (pp. xi-xvii). Thousand Oaks: Sage.

Geertz, C. (1973). The Interpretation of Cultures. New York: Basic Books.

Giddens, A. (1992). As Consequências da Modernidade. Oeiras: Celta Editora.

Harvey, D. (2000). Spaces of Hope. Edinburgh: Edinburgh University Press.

Lyotard, J-F. (1984). The Postmodern Condition. Manchester: Manchester University Press.

Medeiros, F. (1988). Um Sistema Social de Espaços Múltiplos – a autonomia do local na sociedade portuguesa, Revista Crítica de Ciências Sociais, 25/26, 143-162.

Melo, A. (1995). O Desenvolvimento Local num Contexto de Economia Mundializada. In Conferência Europeia: Desenvolvimento Local e Coesão Social e Económica na U.E. (pp. 9-17). Serpa: Ideia-Alentejo.

Orefice, P. (1987). Le service communal de Didatique Territoriale. Aspects Théoriques, Méthodologiques et Techines. In Seminário Internacional: Educação de Adultos, Minorias e Áreas Desfavorecidas (pp. 337-344). Faro: Instituto Politécnico de Faro.

Orefice, P. (1988). Participatory Research in Southern Europe, Convergence, XXI (2/3), 39-48.

Park, P. (1992). Qué es la investigación-acción participativa. Perspectivas teóricas y metodológicas. In María C. Salazar (ed.), La investigación-acción participativa. Inicios y desarrollos (pp. 135-174). Madrid: Editorial Popular.

Patton, M. Q. (1990). Qualitative Evaluation and Research Methods. Newbury Park: Sage Publications.

Rahman, M. A. (1991). The Theoretical Standpoint of PAR. In Orlando Fals-Borda & Muhammad Anisur Rahman (eds.), Action and Knowledge. Breaking the Monopoly with Participatory Action-Research (pp. 13-23). New York: The Apex Press.

Rahman, M. A. (1993). People’s Self-Development: Perspectives on Participatory Action research. A Journey through Experience. New Jersey: Zed Books.

Reis, J. (1992). Os Espaços da Indústria. A regulação económica e o desenvolvimento local em Portugal. Porto: Edições Afrontamento.

Robertson, R. (1992). Globalization. Social Theory and Global Culture. London: Sage Publications.

Robertson, R. (1995). Glocalization: Time-Space and Homogeneity-Heterogeneity. In Mike Featherstone, Scott Lash & Roland Robertson (eds.), Global Modernities (pp. 25-44). London: Sage Publications.

Ruivo, F. (1990). Local e Política em Portugal: o poder local na mediação entre Centro e Periferia, Revista Crítica de Ciências Sociais, 30, 75-95.

Souza, J. F. (1988). A Perspective on Participatory Research in Latin America, Convergence, XXI, 2/3, 29-38.

 

 

* Equiparado a Professor-Adjunto da Escola Superior de Educação, Universidade do Algarve.

 

Correspondência

Escola Superior de Educação, Universidade do Algarve

Campus da Penha, 8005-139 Faro

Portugal

aalmeida@ualg.pt

Este artigo foi escrito com base numa comunicação apresentada em Painel Temático, então intitulada “Seis pontos e meio sobre a investigação no desenvolvimento local”, II Congresso Ibero-Americano e Africano, Educação de Adultos e Desenvolvimento Comunitário, V.R. Sto António, 21-23 Maio 2004.